FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Alunos trabalham em projeto de robótica em plenas férias de verão

Intuito é participar de competição de robótica nos EUA em março

Como já virou tradição, em janeiro um grupo de estudantes do ensino médio técnico da ETEP Faculdades deixa de lado as férias de verão para se dedicar à construção de um robô: trata-se do ETEP Team, que há anos participa da FIRST Robotic Competition, maior competição internacional de robótica estudantil, realizada anualmente nos EUA.
Desde 9 de janeiro, os alunos estão trabalhando no projeto e construção do robô, que deve embarcar para os EUA no próximo dia 23 de fevereiro, para competir no jogo chamado Breakaway, um jogo no qual os robôs jogam uma partida de futebol, sendo que cada gol vale um ponto e, nos últimos 20 segundos de partida, o robô deve se elevar em uma plataforma de 2.13 metros de altura. O grande desafio deste ano é inventar um robô que consiga se elevar na plataforma e tenha um mecanismo que dê força para chutar a bola ou conduzi-la.
O CRTEC7, robô do ETEP Team, foi projetado para vencer esses desafios, com mecanismos para que ele possa subir na Torre no final do jogo, chutar a bola a certas distâncias e passar por rampas em dois pontos do campo. Ao início do jogo, ele ainda conta com um sistema autônomo que o direciona seguindo uma estratégia inicial dependendo de sua localização em campo.
Esse ano, 36 integrantes compõe o ETEP Team, incluindo professores orientadores e alunos dos cursos médio técnico em mecânica, mecatrônica, eletrônica, publicidade e informática - uma equipe em sua maior parte de novatos na competição. Nos EUA, entre os dias 5 e 7 de março, irão competir com 62 equipes, sendo somente duas brasileiras (ETEP e CEPHAS), e as demais americanas. O ETEP Team embarca dia 3 de março para os EUA.
Responsabilidade social - Apesar da competição entre robôs, o principal prêmio da FIRST vai não para quem ganha o jogo, mas para equipe que melhor cumpre a tarefa de divulgar a ciência e a tecnologia para a sociedade, primando pela preservação ambiental - é o cobiçado Chairman Awards.
Para isso, o ETEP Team tem desenvolvido aquecedores solares de baixo custo, utilizando garrafas PET e embalagens de leite longa vida, visando a reciclagem para preservação do meio ambiente, além de visitas educativas a instituições da cidade para demonstrações de robótica, como na visita ao GACC, onde os robôs interagiram com as crianças. Outras instituições também podem entrar em contato com a ETEP Faculdades para agendar visitas do ETEP Team.
Carreira - Para os alunos que participam da competição, a FIRST Robotic Competition é uma importante oportuinidade para desenvolverem suas qualidades técnicas, preparando-os para o futuro mercado de trabalho.
A ETEP Faculdades é uma instituição de ensino que há mais de 50 anos garante ensino de qualidade em São José dos Campos e região. Hoje oferece Cursos Técnicos, Médio-Técnicos, Superiores Tradicionais em Engenharia e Administração, e Superiores de Curta Duração (Tecnólogos).
Informações: http://www.etep.edu.br/*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.