FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Homeopatia na Odontologia é tema de curso em São Paulo

Habilitação em Homeopatia na Odontologia é tema de curso em São Paulo


Desde 2008, os cirurgiões-dentistas podem tratar seus pacientes empregando acupuntura, homeopatia, fitoterapia, hipnose, laser e terapias florais. A inclusão das praticas nos consultórios foi aprovado pelo CFO - Conselho Federal de Odontologia


É difícil contestar a tendência da aplicação cada vez maior das práticas integrativas e complementares nos consultórios odontológicos. "A Odontologia tem evoluído muito em seus aspectos humanísticos e na visão holística do paciente. Hoje, há um novo perfil de cirurgião-dentista, que não se restringe apenas ao tratamento da cárie, mas se preocupa com o paciente como um todo”, defende Joyce Pereira de Mattos, coordenadora do Curso Habilitação em Homeopatia do CETAO.

Quando o paciente procura um cirurgião-dentista homeopata, ele busca um tratamento medicamentoso diferenciado, natural, sem prejuízos para seu organismo. Muitas vezes, este paciente já utiliza a homeopatia prescrita por seu médico e faz questão de estender isso para a clínica odontológica. “A homeopatia é utilizada na Odontologia tanto para casos agudos, quanto para os crônicos, onde colabora de forma ampla para a recuperação da saúde e do bem estar do paciente, atuando em níveis físicos e psíquicos. O dentista homeopata faz uma investigação minuciosa da vida desse paciente porque cada pessoa adoece de um jeito e a homeopatia atua nessa suscetibilidade", explica a coordenadora do Curso.

Segundo Mattos, o foco da homeopatia é a causa do problema, e ele pode não estar diretamente ‘na boca do paciente’. “Vamos utilizar como exemplo o bruxismo, um distúrbio que é reflexo do estresse. Apenas a atuação local e um medicamento paliativo não resolvem o problema. Terminado o tratamento, o distúrbio poderá voltar com o tempo. Já com o tratamento homeopático associado ao uso da placa miorrelaxante, ou a qualquer outro procedimento dentário cabível, é mais provável alcançarmos êxito total no tratamento desse paciente”, diz Joyce Mattos.

Assim, além de sanar o problema local, usando as técnicas odontológicas tradicionais, os dentistas homeopatas prescrevem medicamentos que ajudam a controlar a dor, a ansiedade e também outros problemas bucais do paciente, sejam eles agudos ou crônicos. “A homeopatia vale como tratamento complementar em todas as idades. Ela pode atuar na odontogênese, fase de formação dos dentes do bebê no útero materno. Analisando a biotipologia dos pais, podemos prescrever às gestantes medicamentos que previnem algumas das más formações dentárias”, destaca a professora do CETAO.

Práticas integrativas contam com o aval do CFO
Desde 2008, os cirurgiões-dentistas podem tratar seus pacientes empregando acupuntura, homeopatia, fitoterapia, hipnose, laser e terapias florais. A inclusão das praticas nos consultórios foi aprovado pelo CFO - Conselho Federal de Odontologia. A Resolução CFO N°45/2008 determina que os cursos que habilitarão os dentistas a exercer uma ou mais dessas práticas devem ser ministrados por instituições credenciadas. Os profissionais que já adotam as técnicas só poderão continuar com as atividades se apresentarem certificados, atestando a habilidade. Só serão aceitos documentos emitidos por instituições de ensino superior ou por entidades credenciadas no MEC ou no CFO.
Informações sobre o Curso

Para saber como se inscrever, acesse:
http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=82&idc=54

SOBRE O CETAO:
O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
www.cetao.com.br
http://carreiraodontologica.wordpress.com
http://twitter.com/cetao
*
*
*
PUBLICIDADE:
Estoque e preço por tempo limitado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.