FIQUE POR DENTRO

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Kassab veta Lei que proíbe sacolas plásticas em São Paulo

Plastivida mostra às autoridades os benefícios da embalagem à sociedade e conquista veto municipal.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou, no último dia 22 de janeiro, o Projeto de Lei nº 577/07, de autoria dos vereadores Gilson Barreto e Claudinho de Souza (PSDB), que obriga os estabelecimentos comerciais da capital paulista a substituirem o uso de embalagens plásticas por sacolas reutilizáveis ou “confeccionadas em materiais de fontes renováveis ou recicláveis para o acondicionamento de mercadorias adquiridas pelo consumidor".

A Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos enfatizou às autoridades da Cidade a importância econômica e social das sacolas plásticas, que são apontadas por 71% da população como o meio mais adequado de se carregar as compras e reutilizadas por 100% das donas de casa para embalar o lixo doméstico.

A entidade tem trabalhado em todo o Brasil para despertar a consciência do consumidor sobre o uso responsável das sacolas plásticas, as possibilidades de reutilização e o descarte adequado dessas embalagens – conceito dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar – e a resposta da sociedade tem sido positiva. “O consumo excessivo de sacolas plásticas tem diminuído, sem que a população tenha que deixar de utilizar esse tipo de embalagem”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo. Segundo ele, em 2007, o consumo de sacolas plásticas foi de 17,9 bilhões de unidades no Brasil. Em 2008, de 16,2 bilhões e as estimativas para 2009 são de 15 bilhões, o que resulta em 16,2% de redução.

Assis lembra também que, em tempos de chuvas e enchentes, as sacolas plásticas são produtos essenciais para que o lixo não se espalhe, indo entupir bueiros e contaminar rios e córregos.e para que isso não ocorra a população deve descartar corretamente seu lixo. É importante também para reduzir a proliferação de doenças como cólera, diarréia e esquistossomose, que aparecem quando o lixo fica exposto, promovendo contaminações.

Sobre a Plastivida - A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos foi fundada em 1994. No papel de articuladora entre sociedade, governo e indústria, a Plastivida acumulou considerável conhecimento e larga experiência em áreas como responsabilidade social, educação ambiental, legislação para o manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e os vários tipos de reciclagem. Hoje, a Plastivida dispõe de um patrimônio de conhecimentos úteis a legisladores, educadores, industriais, recicladores, acadêmicos, estudantes e população em geral. Todo este acervo está à disposição para o esclarecimento das questões acima.

Acompanhe a Plastivida nas mídias sociais:
• No Twitter: http://twitter.com/recicleideias
• Blog: sacolinhasplasticas.blogspot.com
• No Orkut e no Facebook: “Recicle Suas Ideias”
• Na internet: www.plastivida.org.br e www.sacolinhasplasticas.com.br
*
*
*
PUBLICIDADE:

LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO, PASCOA, NATAL, ETC:
Imãs de geladeira, porta retratos, diplominhas...


RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS:
Removo manchas, marcas de expressão, sujeiras, fundos e pessoas. Restauro fotos antigas e faço montagens de fotos infantis para lembrancinhas de aniversário.


EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA YOUTUBE E COMEMORAÇÕES
Edição de vídeos caseiros e montagem de vídeos com fotos para youtube ou apresentações em DVD.


www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.