FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 4 de março de 2010

CULTURA E LAZER NO MUSEU DA BÍBLIA

Entre as atrações, o público encontra as Escrituras Sagradas em mais de 200 idiomas, atividades interativas e espaço onde as crianças aprendem brincando.

Prensa de Gutemberg
Prensa de Gutenberg Ao longo de mais de 50 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) reuniu um acervo magnífico e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, tornou realidade o Museu da Bíblia (MuBi), inaugurado em dezembro de 2003.
O Museu da Bíblia é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Instalado numa área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.
Os visitantes encontram Bíblias e partes do texto bíblico em mais de 1.000 idiomas, destacando-se a Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo.
Há também uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450, além de um banco de imagens, diversas porções bíblicas e testamentos datados do século XIX e início do século XX. O público ainda pode conhecer: um conjunto de 144 traduções bíblicas; materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém e água do Mar Morto; papiros; pergaminhos; a Bíblia impressa numa única página; a Bíblia em braile; e, roupas da época do Apóstolo Paulo.


Codex Vaticanus, em grego Aromas da Bíblia
Espaços específicos e interatividade - Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do Museu, com dez áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; a Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; a Bíblia no Brasil; a Bíblia Falada; O Conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia; A Bíblia e as Crianças, ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação com sessões de vídeo, contadores de histórias, desenho e colagem. Um último espaço é reservado
para mostras temporárias. Atualmente está em cartaz a exposição “A transmissão oral da Bíblia”.
A interatividade do público com o MuBi é um ponto forte. Algumas das atrações: uma Bíblia manuscrita, na qual cada visitante pode copiar um versículo da Bíblia até completá-la; um painel com jogo de conhecimento bíblico; a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo; a Bíblia para surdos; jogos de perguntas e respostas sobre a Bíblia (quiz), instalados em computadores; estações de escuta para seleções bíblicas em áudio e o Novo Testamento dramatizado; e um painel de perfumes bíblicos, tais como acácia, nardo, aloé, mirra, cálamo, canela e rosa de sarom.
Biblioteca - Inaugurada em outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m2, é a maior do gênero do Hemisfério Sul, igualando-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas. Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções.
Na Biblioteca do MuBi podem ser encontrados exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, além de obras raras e acadêmicas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico–latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas – The Bible House, de 1911. Para compor esse acervo, a SBB recebeu cerca de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque.
Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo é formado por outros itens, entre os quais, livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos. Há, ainda, obras de Teologia e literatura devocional e material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual. Os interessados em consultar as obras devem providenciar agendamento prévio.

A SBB e o MuBi – Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem a missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural, que se dedica a traduzir, produzir e distribuir a Bíblia.
Por volta do início dos anos 80, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. Mas não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.
O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Compreende área de exposição com 450 m2, Biblioteca com 225 m2, auditório para 500 pessoas e estacionamento para 200 veículos. Tem entrada gratuita e assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais. O Museu ainda abriga uma loja de lembranças, como Bíblias e publicações especiais, cuja arrecadação é revertida para manutenção das instalações.
O MuBi conta com monitores treinados para receber os mais diferentes públicos - crianças, adultos, terceira idade, deficientes visuais e escolas, entre outros. As visitas monitoradas, entretanto, devem ser agendadas previamente.

Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
Telefone: (11) 4168-6225
E-mail: museu@sbb.org.br
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.