FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de março de 2010

Delegacia de Ensino da Penha realiza curso de Literatura para professores

Começou em 18/03 o primeiro encontro do curso de Literatura "Personagens e Aprendizagens" para professores, membros da Diretoria de Programas Especiais e Assistentes Técnico-Educacionais da Diretoria Regional da Penha. O curso é vinculado à Academia de Letras dos Professores e também à Academia Estudantil de Letras.
A formação, que ocorre uma vez por semana, terá ao todo 12 encontros, que vão até o mês de junho. Com ele os professores poderão ampliar tanto seu universo cultural quanto o do aluno. O curso, que tem como tema personagens e aprendizagens, trabalhará por intermédio de contos, poemas e outros gêneros as personagens de diversas obras e seus valores.
"O objetivo é capacitar o professor para trabalhar as ações das personagens como aprendizado de valores para seus alunos e propiciar a reflexão para que descubram de que forma podem transferir a aprendizagem das personagens e de seus autores para seu cotidiano", explica a professora Maria Sueli Gonçalves, coordenadora do curso.
O curso promove a inclusão social e cultural por meio da leitura, propiciando a elevação da auto-estima do aluno.

Academia Estudantil de Letras
A primeira Academia Estudantil de Letras foi fundada na EMEF Padre Antônio Vieira, em 2005, com o intuito de construir uma base sólida para o desenvolvimento do gosto pela leitura e escrita entre estudantes da rede e, ao mesmo tempo, desenvolver valores indispensáveis para a formação da auto-estima e o convívio pacífico e solidário.
Os estudos de literatura das 11 Academias Estudantis de Letras são dirigidos por professores das próprias escolas, que atendem os alunos também no contraturno. Os professores responsáveis pelos encontros de literatura estimulam o exercício do protagonismo infanto-juvenil em todas as ações.
Encorajam os alunos na formulação de hipóteses e desafios de interpretação, auxiliam na escolha dos números artísticos apresentados mensalmente e estimulam a produção escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.