FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 23 de março de 2010

Educação profissional a distância

Organizações públicas e privadas descobrem as vantagens de treinar seus colaboradores no local de trabalho

*Marco Eleutério

Quando pensamos em capacitação profissional, antes mesmo da escolha de um tema, seja por parte dos gestores que precisam promover o desenvolvimento dos colaboradores, ou mesmo dos próprios colaboradores que sabem da necessidade de se manter atualizado a novas tecnologias, ou ainda que buscam conhecimento continuado, a preocupação é costumeiramente a mesma: custo, deslocamento e tempo. Estes três obstáculos, hoje, podem ser superados com o advento da tecnologia, que trouxe às organizações a modalidade da educação corporativa a distância. Além disso, as empresas que adotam esta modalidade dão um importante passo em direção à solução de suas necessidades de capacitação, atualização, gestão do conhecimento e disseminação da informação.

Quando falamos de educação corporativa, seja a distância ou mesmo no ensino presencial, o pensamento parte do conteúdo a ser desenvolvido. Este conteúdo deve atender as expectativas de capacitação do aluno frente às necessidades das organizações e, também, servir de incremento ao desenvolvimento pessoal do indivíduo com base nas necessidades do mercado ao qual ele está inserido e buscando o autodesenvolvimento.

Para oferecer conteúdo exequível e que atenda à demanda de mercado e das organizações, o ensino corporativo a distância deve estar atento às necessidades humanas e de um mercado cada vez mais ágil e em constante mutação. Basicamente, o universo corporativo é dividido em três segmentos: indústria, serviços e comércio. Toda a sociedade se move em torno destas atividades que caminham em alta velocidade e em busca da excelência e da inovação. Para que estes setores atinjam seus objetivos é preciso contar com pessoas cada vez mais qualificadas. E capacitação só é possível com conhecimento aprofundado de técnicas e estratégias. Esse é o papel da educação profissional. Proporcionar conhecimento e conteúdo de qualidade para atender a essa demanda.

Tão importante quanto manter um conteúdo de excelência é oferecer o método adequado para a aplicação deste conhecimento. No caso da educação a distância, a metodologia deve receber atenção especial, pois cabe a ela balizar o teor e a tecnologia que irão compor os pilares necessários para a boa capacitação do aluno. Vejamos o exemplo de um profissional de vendas que atua na cidade de São Paulo e passa a maior parte do tempo dentro do carro, no trânsito, na busca ou no atendimento aos clientes. A metodologia que melhor irá atendê-lo deverá estar alinhada a uma tecnologia remota, via internet, em que ele poderá programar seus cursos em qualquer lugar. Por outro lado, um servidor público ou um profissional da iniciativa privada que mantém sua rotina dentro de uma estrutura corporativa interna, tem a possibilidade de se capacitar na própria instituição, em uma sala de treinamento com outros colegas.

O terceiro pilar da educação corporativa a distância é a tecnologia. Ferramenta que integra o aluno ao professor e permite que o conhecimento seja transmitido. E quando o assunto é tecnologia, a mais adequada para a difusão da educação corporativa a distância, se dá por meio da plataforma utilizada para a transmissão das aulas a partir da TV Corporativa ou do Sistema de Educação desenvolvidos para canais codificados próprios, ambas com transmissão por sinal de satélite, as chamadas teleaulas. Além disso, todo o conteúdo das teleaulas deve ser complementado por uma plataforma de aprendizagem – o chamado ambiente virtual de aprendizagem – que permite ao aluno ampliar seus conhecimentos, desenvolver exercícios, tirar dúvidas e realizar avaliações que lhe darão a certificação do programa de aprendizagem.

Responsabilidade Social

A capacitação corporativa a distância não é apenas uma necessidade de mercado ou uma ferramenta que veio para sanar os obstáculos de custo, deslocamento e tempo. Promover a capacitação profissional também pode ser uma forma eficiente de contribuir com o desenvolvimento social do país.

No município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, uma ação da Secretaria Municipal de Educação mudou a vida de muitos moradores. Há sete meses a Prefeitura, em parceria com a empresa de educação e comunicação corporativa a distância, Dtcom, criou o programa “Mais Saber” de capacitação profissional para a comunidade e servidores. Uma das alunas, a auxiliar de contabilidade de 46 anos, Rozane Dorneles Malaquias Pereira, já concluiu 68 cursos, mantém outros seis em andamento e já está inscrita em mais sete cursos de capacitação profissional e pessoal. “Além de não precisar pagar, outra grande vantagem é o ganho de tempo. Você faz quando pode e conclui onde quiser pela internet. Recentemente eu fiz um curso presencial de 15 noites. Foi desgastante”, relata Rozane que afirma já aplicar no dia a dia os aprendizados adquiridos nos cursos.

De acordo com o diretor do departamento de Gestão Pública da prefeitura, Renato Cardim, o objetivo deste programa é priorizar a capacitação e gerar oportunidades no município. "Geralmente, estes cursos são oferecidos para o público interno, no entanto, aqui em Pinhais, toda a população pode ter acesso, de um jeito prático e sem custos, enriquecendo currículos e se preparando melhor para o mercado de trabalho", enfatizou.

*Marco Eleutério é superintendente da Dtcom Educação e Comunicação Corporativa a Distância. É Engenheiro Eletrônico, Mestre em Informática Industrial; e Doutor em Informática pela Université de Technologie de Compiègne – UTC/França. Foi Coordenador de Educação a Distância da PUCPR onde lançou os primeiros cursos de pós-graduação não presenciais.


Sobre a Dtcom

Dtcom - Fundada em 2000, a Dtcom oferece soluções tecnológicas de comunicação corporativa e capacitação a distância, por meio de transmissão via satélite e pelo sistema LMS (e-learning) na internet. A Dtcom atende 70 organizações nos setores público e privado em todo o Brasil. No portfólio de produtos e serviços oferecidos está a TV Corporativa, com conteúdos desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos: Autodesenvolvimento, Gestão de Corporativa e Gestão Pública. Além do conteúdo, a Dtcom conta com o LMS próprio que oferece interatividade, tanto para os gestores das organizações na administração de cursos e emissão de relatórios, quanto para a continuidade e reforço dos treinamentos executados. Para que toda esta tecnologia e conteúdo cheguem até o cliente, a Dtcom conta com uma equipe de 49 colaboradores atuando nas duas sedes: a administração, situada em Curitiba, e Parque Tecnológico, no município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. Mais informações pelo telefone 0800-701 3180 ou www.dtcom.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.