FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de março de 2010

Governo de SP lança o Programa Consciência Alimentar

Ação vai conscientizar alunos e mães sobre a importância de alimentação saudável

Primeira-dama e presidente do Fussesp, Monica Serra, orienta crianças durante o lançamento do Consciência Alimentar, no CEU Cidade Dutra, zona sul da capital



A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Mônica Serra, lançou o Programa Consciência Alimentar nesta quarta-feira, 24, no Centro de Educação Unificado (CEU) Cidade Dutra. O objetivo do programa é conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas na escola. O decreto que cria o programa em todo o Estado foi assinado pelo governador José Serra também nesta quarta-feira.

Monica Serra discursa durante a cerimônia; objetivo do programa é conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável


"É um programa revolucionário, mágico. Podemos fazer dele um programa de todo o Estado, assim todos teremos uma qualidade de vida melhor" disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

O projeto piloto do programa está sendo realizado em 30 Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs da zona sul da Capital, com aproximadamente 9 mil crianças entre 5 e 6 anos.

Na oficina realizada com as crianças, há aulas teóricas e práticas abordando a importância da alimentação saudável, além da elaboração de receitas nutritivas para o público infantil. Cada criança recebe um kit de avental, livro com atividades lúdicas e receitas direcionadas, além de vídeos de Consciência Alimentar para Família e para as Crianças. Na palestra para as mães, são fornecidas dicas de compra e conservação de alimentos, higiene dos alimentos e consumo de leite, frutas e verduras, além da elaboração de receitas e degustação de pratos saudáveis.

Prefeito da capital, Gilberto Kassab, participa do lançamento; projeto piloto do programa está sendo realizado em 30 Escolas Municipais de Educação Infantil

"Identificamos o problema e o atacamos de todos os lados", disse a primeira-dama do Estado Mônica Serra, referindo-se à desnutrição e à obesidade. "O Governo poderá criar a partir desse programa políticas publicas de alimentação saudável", completou.

O programa, coordenado pelo Fussesp, foi desenhado em conjunto com as Secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento e Secretarias Estaduais e Municipais da Educação e Saúde. A equipe técnica do Programa é formada por nutricionistas e técnicos em nutrição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O programa poderá ser implantado em outros municípios interessados mediante assinatura de convênio com o Fussesp para capacitação de Agentes Multiplicadores para expandir essa ação em todo o Estado.

Dentro do programa, foi realizado no último dia 18, o primeiro encontro com representantes de Fundos Sociais de Solidariedade de 70 municípios do interior, dos quais 35 manifestaram interesse em participar do programa Consciência Alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.