FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

HOSPITAL S. LUIS - ANALIA FRANCO COMEMORA 2 ANOS


Com aumento de 30% no número de atendimentos no período e média de 18 mil atendimentos/ mês no PS, a unidade se consolida como hospital e maternidade de alta complexidade e agrega valor a uma das regiões que mais se desenvolve na capital paulista
Criada para oferecer alta qualidade em serviços médicos e hospitalares a uma das maiores regiões da capital paulista, a unidade Anália Franco do Hospital e Maternidade São Luiz completa dois anos e comemora resultados significativos no período. Inaugurada em 3 de março de 2008, a unidade registra um aumento médio de 30% no número de atendimentos com mais de 18 mil pacientes / mês atendidos no PS. “Nosso foco consiste em oferecer alta qualidade em assistência médica e hospitalar com o máximo de eficiência operacional. Realizamos, mensalmente cerca de 1.200 internações / mês no hospital, 500 cirurgias e 200 partos”, enfatiza Luiz Cervone, pediatra e diretor médico da unidade.
Hospital de alta complexidade
A unidade conta com 279 leitos e oferece serviços de hospital geral, maternidade, pronto-socorro e medicina diagnóstica. Atualmente, opera com 96 leitos no hospital, 48 na maternidade, 30 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 20 leitos de UIT Neonatal, 9 salas de centro cirúrgico e 5 salas de centro obstétrico.
Equipado com o que há de mais moderno e avançado em tecnologia, o hospital trouxe importantes diferenciais para a região. “Um exemplo é a unidade semi-intensiva para pacientes adultos, uma conquista, pois o mesmo padrão de assistência se mantém para os pacientes egressos da UTI. Desde a inauguração, a ocupação tem sido sempre de 100%”, explica Cervone.
A mais recente aquisição da unidade consiste no laser urológico – o primeiro da região – utilizado para a retirada de cálculos renais com mais rapidez e precisão, “que se traduz em mais conforto para o paciente além de acelerar a recuperação”, completa Cervone. Os recursos em Hemodinâmica também são outro destaque. “O pronto atendimento e a tecnologia disponível tem garantido uma evolução sem sequelas em casos graves de AVC, por exemplo”, cita Cervone.
O atendimento pediátrico também se destaca. “A procura pelo PS infantil aumenta a cada mês. Apresentamos diferenciais nessa área como o acompanhamento de psicólogas e a brinquedoteca da enfermaria de Pediatria,” conta Cervone.
O diretor da unidade afirma que o hospital deve investir em novos serviços médicos. “Acabamos de inaugurar um Centro de Urologia e temos projetos em andamento, como a Unidade Coronariana. Em breve teremos importantes novidades”.
Maternidade e UTI Neonatal
Um dos destaques da maternidade da unidade Anália Franco é a unidade semi-intensiva para gestantes de alto risco – a primeira na zona leste da cidade. Com 12 leitos, a semi-intensiva une equipes multidisciplinares à alta tecnologia no atendimento às gestantes e aos fetos que correm riscos durante a gravidez. A UTI Neonatal conta com berçário de alto risco para o atendimento a casos complexos. “A rede é pioneira e referência na área, e possui longa experiência na condução de casos difíceis como a realização de cirurgias cardíacas neonatais realizadas no próprio berçário. Temos recebido bebês de vários hospitais da região e do interior do Estado”, explica o diretor da unidade.
Um dos destaques na trajetória da maternidade foi a realização do parto e monitoramento das primeiras semanas de vida de quadrigêmeos, no ano passado. “Trabalhamos com uma equipe maior no momento do nascimento e durante o período de UTI Neonatal, pois cada recém-nascido tem suas próprias necessidades. Por exemplo, a alta de quadrigêmeos prematuros, que tiveram uma ótima evolução sem que houvesse complicações normalmente esperadas, foi emocionante”, lembra Cervone.
Projeto arquitetônico e o desenvolvimento do entorno
Com mais de 46 mil m2 de área construída, a unidade Anália Franco se destaca pelo projeto arquitetônico, assinado por Siegbert Zanettini. A luminosidade, uma característica do projeto, além de proporcionar leveza e modernidade ao conjunto possibilita não só a economia de recursos como também facilita o trabalho na área assistencial e estimula a melhoria do clima organizacional. “Tudo foi pensado de maneira a oferecer conforto, bem-estar e melhora da saúde, em todos os sentidos”, explica Cervone.
Um dos benefícios obtidos com a instalação da unidade Anália Franco na região tem sido o desenvolvimento do entorno. “A região vem mudando rapidamente. Além de vários consultórios e clínicas que se instalaram nas ruas próximas, lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniências também vieram agregar valor e gerar empregos. Só no hospital contamos com mais de mil colaboradores”, destaca o diretor da unidade.
Centro de Estudos
O Centro de Estudos da unidade Anália Franco mantém cursos e treinamentos nas áreas médicas e técnicas, além de receber importantes eventos da região e manter parcerias com instituições de ensino. Um dos destaques é a criação do Núcleo de Educação Continuada em Pediatria da Zona Leste. “A oportunidade surgiu em função do grande número de especialistas que residem e atuam na região, e da necessidade de centros próximos a essa população”, explica Cervone.
O ciclo Encontro com sua saúde traz palestras gratuitas mensais para a comunidade. “Os temas são sempre relacionados à prevenção e têm como objetivo esclarecer dúvidas e orientar a população. O ciclo já possui um público cativo que sempre lota o auditório” finaliza Cervone.
Sobre o Hospital e Maternidade São Luiz
Um dos mais avançados e maiores hospitais do país, o São Luiz é composto por três unidades (Itaim, Morumbi e Anália Franco) e é referência nacional como hospital geral, pronto-atendimento, diagnósticos e maternidade. A rede tem 803 leitos, 14 mil médicos credenciados e 4,5 mil funcionários. Por mês, realiza 4,4 mil internações, 3,4 mil cirurgias, 50 mil pronto-atendimentos e 69 mil exames através de seus centros de diagnósticos, além de 13 mil partos ao ano. A maternidade está entre as principais do país e a UTI Neonatal é referência na América Latina. A rede foi a primeira do Brasil a implementar o conceito de hotelaria hospitalar e possui avançado centro cirúrgico, referência em cirurgias neurológicas, urológicas, cardiovasculares e torácicas. Desde 2001, é o hospital oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O Hospital ainda conta com programas de Gestão da Qualidade e três Centros de Estudos, um em cada unidade.
www.saoluiz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.