FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 18 de março de 2010

Mais lixeiras e consciência nas praças e avenidas de Itaquera

Subprefeitura instala mais 15 lixeiras pela região e continua a enfatizar a importância de manter as calçadas limpas

A Subprefeitura de Itaquera instalou nesta quinta-feira, 18/3, outras 15 lixeiras ao longo da avenida Aricanduva pertencente à sua administração. Novas lixeiras foram colocadas na nova praça construída na rua Major Vitorino de Souza Rocha, na COHAB José Bonifácio. O local, que havia ganhado playground e uma pintura novinha, além de alambrado na quadra, agora conta também com lixeiras em toda sua extensão para continuar conservada. No entanto, o vandalismo ainda é a maior ameaça a esse patrimônio.

Mas se depender da disposição dos moradores, isso não deve acontecer. A família de David Girotto frequenta e zela pela praça assiduamente desde que o antigo matagal virou um ambiente agradável, no mês passado. "Temos que cuidar de tudo isso aqui, porque se cada um que mora ou usa a praça não fizer sua parte, esse presente que a gente ganhou vai se perder", conta. É fácil encontrá-lo ali com a esposa Ana, os filhos David e Douglas, o sobrinho Cauê e o neto Gabriel passeando ou jogando bola.

Mas não é só em praças e pequenas ruas que a limpeza é priorizada. Prova disso é que a avenida Aricanduva também recebeu novas lixeiras em seus postes, posicionadas estrategicamente próximas a pontos de ônibus, faixas de pedestre e alças de acesso. Para o cabeleireiro Alex Barbosa calçadas limpas são frutos de bom senso e educação. "É ótimo a Prefeitura colocar novas lixeiras, mas precisa haver mais consciência porque às vezes a lixeira está na cara da pessoa e ela joga o lixo no chão", observa.

Já para o servidor Luiz Carlos Menezes, que trabalha na colocação dos equipamentos, o vandalismo é a pior forma de má educação. "Às vezes a pessoa joga lixo em qualquer lugar porque ninguém nunca explicou pra ela que é errado", diz. "Mas ninguém chuta a porta ou suja o sofá da própria casa. Isso é lamentável", explica.

O trabalho realizado hoje complementa o que teve início na semana passada, quando mais de 10 lixeiras foram instaladas no centro de Itaquera e na ciclovia que liga as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Na ocasião, também houve um trabalho de diálogo com comerciantes e moradores da região com o objetivo de mostrar a importância de se passar adiante a mensagem de que "lugar de lixo é no lixo!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.