FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 18 de março de 2010

PAULUS E CAVALEIROS DA CULTURA DISTRIBUEM LIVROS GRATUITAMENTE

A PAULUS, por meio do Projeto Leitura para Cidadania – modalidades Livro Vivo e Nossa Literatura, e a Associação Cavaleiros da Cultura, entidade apoiada pelo arquiteto Oscar Niemayer e fundada por seu neto Carlos Oscar Niemayer, dão início à II Etapa da Cavalgada Cultural nesta sexta-feira, 19. O objetivo é levar o livro àqueles que não lhe têm acesso, e assim promover o entrosamento de crianças e jovens com a informação e o conhecimento.

Os cavaleiros sairão de Belo Horizonte por volta de 9h30, rumo a Brasília, que comemora 50 anos em 2010 e reúne inúmeras obras de Oscar Niemayer, padrinho da associação. “Aprendi com o meu avô que é essencial ajudarmos fazendo algo que realmente pode transformar o futuro das pessoas”, afirma Carlos Niemayer.

Durante a primeira etapa da viagem, que aconteceu no ano passado, a PAULUS doou 8 mil kits às crianças das regiões por onde os cavaleiros passaram. Este ano 10 mil kits serão da modalidade Livro Vivo, que oferece os títulos Traquinagens de João Grilo, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, Meus Contos Clássicos Brasileiros, Fernando Pessoa para Crianças, Brincando com Parlendas e Brincando com Trava-Línguas. Também haverá a distribuição de 10 mil kits da modalidade Nossa Literatura, que contemplam as obras Dom Casmurro, Casa de Pensão, Fernando Pessoa - Antologia Poética e A Moreninha.

Para Carlos Niemayer, o mais interessante na parceria com a PAULUS é o fato de as crianças poderem compartilhar o livro que ganharam com os pais, irmãos e amigos. “É bom saber que uma família, moradora de uma casinha afastada, no interior, que nunca teve um livro, agora pode ter vários títulos diferentes para ler”, diz.

Além das doações de livros previstas nas cidades-satélites, os Cavaleiros da Cultura, que pretendem chegar à capital federal no dia 17 de abril, visitarão a Biblioteca Nacional e o Pantheon Tancredo Neves. No dia 21 de abril, prestarão homenagens oficiais aos 50 anos de construção de Brasília.

Foto: Carlos Niemayer juntamente com Elisandra Tagliatella (à esquerda) e Dulcinéia Francisco, ambas do Departamento de Ação Social da PAULUS

Confira abaixo o trajeto completo da Cavalgada Cultural:

Minas Gerais:
Belo Horizonte
Sete Lagoas
Araçaí
Cordisburgo
Curvelo
Morro da Garça
Corinto (Buritizinho)
Andrequicé
Três Marias
Luizlândia do Oeste
Vila São Sebastião (Lages)
João Pinheiro
Rural Minas II (Olaria)
Paracatu.

Goiás / Distrito Federal:
Unaí (Fazenda Lorô, Fazenda Alegria)
Núcleo Rural Cariru
Paranoá
Luisiânia
Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.