FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pesquisa mostra que o consumo de proteínas combinadas potencializa o desempenho de quem pratica esporte

ST. LOUIS, EUA, 18 de março de 2010 — Uma revisão de estudos publicada em suplemento do Journal of the American College of Nutritionconclui que o consumo de uma combinação protéica - proteína isolada de soja, proteína do soro de leite (whey) e proteína do leite (caseína) - pode ter benefícios para a performance esportiva e fornece vantagens nutritivas em comparação com a ingestão de apenas um tipo de proteína, principalmente na recuperação muscular pós-treino.

A revisão, intitulada “A razão para consumir combinações de proteínas na nutrição esportiva”, foi feita por Greg Paul, PhD e Diretor Global de Nutrição Esportiva da Solae, e publicada em um suplemento que acompanha a última edição do jornal da American College of Nutrition.

“A proteína é considerada por muitos especialistas como o mais importante macronutriente para humanos em razão dos inúmeros papéis que desempenha em nosso corpo”, afirmou Paul. “A revisão comprova não só a importância da proteína, mas também os benefícios potenciais da combinação de diferentes proteínas, particularmente para ajudar a promover a recuperação após atividade física”, destaca.

De acordo com as diretrizes de rotulagem do FDA (Food and Drug Administration), tanto a proteína isolada de soja, quanto whey e caseína são proteínas nutricionalmente completas. Entretanto, as três proteínas se diferem quanto à velocidade de digestão, potencialmente criando um efeito “time-release” que pode prolongar o tempo em que aminoácidos absorvidos são fornecidos ao músculo, resultando em uma recuperação muscular mais rápida.

Além disso, estudos que comparam a proteína isolada de soja e a proteína whey mostram aumento similar da massa magra corporal, enquanto a proteína whey apresenta uma vantagem em relação à caseína.

Assim, a união dos três tipos de proteína reúne as vantagens nutricionais de cada uma.

“Atualmente, um número cada vez maior de produtos para nutrição esportiva, como barras e bebidas em pó, incluem a mistura de soja e proteínas do leite”, disse Paul. “As empresas do segmento de nutrição esportiva buscam continuamente formas de incorporar a combinação de proteínas em novos produtos em razão de sua vantagem nutricional, funcional e econômica. Além disso, os consumidores demonstram preferir o sabor de produtos que apresentam uma combinação protéica do que aqueles que contêm apenas um tipo de proteína”.

De fato, uma pesquisa sensorial feita pela Solae mostra que uma bebida nutritiva para esportistas, formulada com proteína isolada de soja SUPRO®, em combinação com uma proteína do leite, foi a preferida por consumidores em uma proporção 2:1 em relação à marca líder elaborada apenas com proteína do leite.

Existe a possibilidade de que atletas de resistência, em razão de suas necessidades específicas, seriam beneficiados por uma combinação de proteínas diferente do que a usada por atletas de força. São necessários estudos adicionais para mostrar os potenciais benefícios nutricionais e de performance de diferentes combinações protéicas para segmentos específicos de consumidores da área da nutrição esportiva.


Sobre a Solae
A Solae é a líder mundial no desenvolvimento de tecnologia inovadora à base de soja para a indústria de alimentos, carnes e produtos nutricionais. A Solae fornece soluções que trazem uma combinação única de benefícios econômicos, nutricionais e funcionais para nossos clientes. Com mais de 1.000 produtos utilizados por mais de 3,5 mil clientes, os ingredientes de soja da Solae são aproveitados por consumidores em todo o mundo em produtos como: bebidas, barras de cereais, carnes, refeições vegetarianas e muito mais. Com sede em St. Louis, no Missouri, EUA, e receita anual acima de US$1 bilhão, a empresa foi formada por meio de uma aliança entre as áreas de ingredientes alimentícios da DuPont - DuPont Protein Technologies - e da Bunge.

Para mais informação, visite www.solae.com, ou acompanhe nossos perfis no Twitter www.twitter.com/SolaeLLC ou Facebook www.facebook.com/SolaeLLC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.