FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 19 de março de 2010

Processos políticos recentes da América Latina são temas de reflexão de curso de extensão

O curso se inicia com a exposição e discussão de um processo que tem ganhado importância nos últimos anos na América Latina e que teve múltiplas derivações: a busca de autonomia por indígenas ou populações rurais. O assunto levará a discutir a questão étnica e nacional nos diferentes países, os desafios à forma republicana do Estado, as demandas de reconhecimento de direitos coletivos e de território, assim como os conflitos com a exploração de recursos naturais e com a produção agro-empresarial.

O tema seguinte serão as reformas constitucionais recentes em vários países e ao chamado "Novo Constitucionalismo Latino-Americano". Processos e problemas relativos à questão indígena, a plurinacionalidade, o controle dos recursos naturais, e outras mudanças vinculadas às experiências de gestão por parte de governos progressistas ou de esquerda serão alvos do debate no curso.

Trabalhos intelectuais surgidos na América Latina, e a discutir a relação deles com os processos antes revisados também serão abordados. Serão consideradas correntes de pensamento que dão ênfase à descolonização, a interculturalidade, ao autonomismo ou ao socialismo do século XXI, com autores de distintas tradições teóricas como Mignolo, Quijano, Escobar, Dussel, Zemelman, Walsh, Negri-Cocco, Holloway, e o Grupo Comuna.

Segundo o coordenador deste curso Salvador Schavelzon, doutorando em antropologia social, o objetivo será propiciar aos alunos conhecimento crítico sobre questões que se referem a processos políticos recentes na América Latina, fazer um mapeamento da produção intelectual contemporânea de autores latino-americanos e desenvolver os temas centrais: plurinacionalidade, novo constitucionalismo, movimentos indígenas rurais. "Para finalizar o curso, levaremos em consideração algumas discussões e experiências políticas que nos permitam completar um quadro da situação política dos países da região marcando pontos de encontro e de diferenciação com o Brasil a partir dos processos e conceitos estudados nas aulas anteriores."

Serviço:

Início: 10/04/2010
Horário: 9h00 às 12h00

Local: FESPSP Unidade Cesário Mota Jr.
Rua Cesário Motta Jr, 262 - Vila Buarque - São Paulo
(Próximo à estação República do Metrô)
Mais informações: www.fespsp.org.br ou pelo tel. 11 3123-7800 o

Público Alvo
Interessados em geral com graduação completa ou em curso em qualquer área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.