FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

Projeto Conexões abre inscrições para a temporada 2010

A quarta edição brasileira do projeto de teatro jovem, versão do inglês New Connections, terá textos inéditos de Newton Moreno e Jandira Martini

Grupos de teatro de escolas públicas e particulares, além dos independentes, terão a oportunidade de vivenciar uma rara experiência de aprendizagem, que une teatro e educação, ao participarem do Projeto Conexões, que abre inscrições nesta segunda, 1º de fevereiro, pelo site www.conexoes.org.br. As inscrições e a participação no projeto são gratuitas.
Versão nacional do já consagrado New Connections, do National Theatre de Londres, a quarta edição do projeto no Brasil reunirá cerca de 300 estudantes de 20 grupos de teatro amador. Ao longo deste ano, eles passarão por um intenso processo de experiência teatral, que culminará na Mostra de Teatro Conexões. Resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre de Londres e Célia Helena Teatro-Escola, o Conexões tem o apoio cultural da VIVO e do Teatro VIVO.
Em 2010, os participantes poderão encenar textos do dramaturgo Newton Moreno (autor de peças como ‘Agreste’ e ‘As Centenárias’), da atriz e também dramaturga Jandira Martini (recentemente interpretou a Puja, da novela ‘Caminho das Índias’ da Rede Globo) e das inglesas Lisa McGee (da premiada peça Girls and Dolls) e Daisy Campbell.
Os grupos participantes da edição de 2009 continuam como residentes no projeto e a nova seleção será feita por sorteio público, em abril.
“O Conexões vem crescendo a cada ano. Na primeira edição, participaram 120 jovens e, na de 2009, 300. Além disso, já foram publicados três livros, com 14 novas peças à disposição dos grupos de teatro”, diz Laerte Mello, gerente cultural da Cultura Inglesa.

Etapas
Após o sorteio, os grupos escolherão o texto a ser encenado, entre as quatro opções. Em seguida participarão durante sete meses de uma intensa programação, que compreende workshops de imersão com os autores das peças e ensaios com a orientação de professores do Célia Helena Teatro Escola. O resultado desse trabalho será apresentado ao público em novembro, na Mostra Conexões de Teatro. Os textos também serão publicados em um livro, com versões em português e inglês, e distribuídos em escolas públicas e bibliotecas municipais e para os parceiros internacionais do projeto (Reino Unido, Portugal, Itália, Noruega e Geórgia).

"A cada ano percebemos o amadurecimento dos grupos e temos a certeza de que a iniciativa tem muito a acrescentar para a dramaturgia brasileira, além de abrir uma nova possibilidade de descobrir novos talentos", diz Lígia Cortez, diretora do Célia Helena Teatro Escola.

Conexões 2009
O Conexões 2009 teve a participação de 300 jovens, que encenaram textos inéditos de Sérgio Roveri – cuja peça foi baseada em crônicas de Gilberto Dimenstein –, Bosco Brasil e dos autores ingleses Davey Anderson e Christopher William Hill.
“Percebemos, ao longo do projeto, e a cada nova edição, o amadurecimento dos grupos, além de uma troca mais efetiva de experiência. Os alunos se envolvem e aprendem muito com todo o processo, os ensaios, o intercâmbio com os autores ingleses, o workshop e, por fim, com as apresentações das peças”, diz Tuna Serzedello, diretor do grupo de teatro do Colégio São Luís e um dos organizadores do projeto.

New Connections – concebido pelo National Theatre, em Londres, o projeto há 14 anos convida autores consagrados para escrever para o público de 12 a 19 anos do Reino Unido. O New Connections revelou talentos como a atriz indicada ao Oscar Keira Knigthley (Piratas do Caribe) e já resultou na produção de mais de 90 peças teatrais. O projeto acontece na Inglaterra, Portugal, Noruega, Itália e Geórgia.

Inscrições Projeto Conexões de Teatro Jovem 2010

De 1º de fevereiro a 26 de março
www.conexoes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.