FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

REFRIGERANTES: UM PROBLEMA PARA OS DENTES - por Flávio Luposeli

Se for feita uma pesquisa com as crianças sobre qual é a bebida preferida entre a garotada, com certeza o refrigerante vai aparecer em primeiro lugar. O refrigerante que é vendido em comerciais como fonte de energia, alegria e vida saudável, na verdade é um dos grandes responsáveis por diversos problemas de saúde, dentre eles a obesidade.

Alguns estudos relacionam o alto de consumir refrigerantes à diabetes e problemas na absorção de cálcio e falta de apetite, além disso, com o consumo de refrigerantes, as crianças acabam deixando de ingerir bebidas saudáveis como o leite, sucos naturais, iogurtes, entre outros líquidos que trazem nutrientes essenciais ao nosso organismo.

O "inofensivo" refrigerante é conhecido como um dos vilões causadores de celulites, além de ser o principal responsável pelo aparecimento das cáries, que atinge pessoas de todas as idades, uma vez que os seus compostos desmineralizam o esmalte dental contribuindo para a sua formação.

Erosão Ácida: Como acontece?
“Em alguns casos mais graves o excesso de refrigerantes e sucos ácidos podem causar a erosão ácida que acontece quando o esmalte dental (a superfície dura do dente) fica exposto aos ácidos (de alimentos, bebidas ou do estômago), ele amolece temporariamente e perde parte de sua proteção. A saliva ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente remineraliza o esmalte dentário, entretanto, como o processo é lento, se o ataque ácido ocorrer com frequência, o dente não tem tempo de se recuperar”, explica Flávio Luposeli, cirurgião dentista.

A erosão ácida quando combinada com a abrasão (atrito constante) pode gerar desgaste da superfície. A escovação errada pode causar abrasão e se associada à erosão ácida pode causar um desgaste significativo, resultando em redução da espessura do esmalte podendo levar a alterações na textura, forma e aparência do dente e também no desenvolvimento de sensibilidade dentária.

DICAS: Como preservar o esmalte dos seus dentes

1- Substitua o refrigerante por bebidas que contenham menos açúcar e que sejam menos ácidos, como água, mate, leite e suco de fruta 100% natural e sem acidez.

2- Caso não seja possível:

- Faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida.
- Evite prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos, opte por utilizar um canudo que chegue até a parte posterior da boca.
- Não escove os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas já que o esmalte está mais vulnerável. Faça um bochecho com água e aguarde uma hora para escová-los.
- Também recomendamos o uso de solução para bochecho com flúor. Mas atenção: crianças devem ter o uso de soluções fluoretadas supervisionadas para não engolirem o produto, pois a ingestão em excesso de flúor pode prejudicar os dentes.
- Procure periodicamente seu dentista para que ele faça uma avaliação do esmalte dos seus dentes. Caso seja necessário, será feita a aplicação de flúor e a indicação de produtos específicos (cremes dentais e enxaguatórios bucais) para manter o esmalte sempre sadio.
- Mantenha uma alimentação balanceada e com alimentos nutritivos, essa é a melhor forma de evitar doenças, inclusive a cárie.
- Use creme dental de baixa abrasividade e alto teor de flúor.

Serviço:
Flávio Luposeli
Cirurgião Dentista - ORTODONTIA INVISÍVEL E PLÁSTICA DENTAL.
11- 38858685
Rua Oliveira Dias, 38- Itaim – São Paulo
www.luposeli.com.br
http://blogdosorrisoperfeito.blogspot.com/

Sobre Flávio Luposeli:
Cirurgião Dentista, especialista em Estética do Sorriso. Pós graduado em Ortodontia pela SPO e Pós graduado em Disfunções Têmporomandibulares e Dor Orofacial pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Mestrado em Disfunções Têmporomandibulares e Dor Orofacial pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Fellowship em Reabilitação Oral com Próteses sobre Implante na University of Texas. Membro Diretor do Comitê de Empreendedorismo da Fiesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.