FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Consumidor deve ter cuidado com substâncias tóxicas que leva para dentro de casa

Ao comprar esmaltes de unhas ou colas de contato, o melhor é optar por produtos de última geração, já livres de toluol.

Basta uma olhada atenta à despensa para verificar que quase todos os produtos de limpeza ou para reparos caseiros trazem especificações de cuidado ao uso por conterem substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde. Na maioria dos casos, o risco é de alergias, dermatites, irritações de mucosas etc., e pode ser evitado se o uso for feito de forma adequada.

Desinfetantes, limpadores de pisos e removedores são alguns exemplos de produtos que devem ser manuseados com cuidado, pois podem causar desde irritação nos olhos, pele, mucosas, até afetar o sistema respiratório e causar inconsciência.

Produtos de higiene pessoal e estética também podem causar sérias alergias e a indústria vem apresentando cada vez mais soluções para quem sofre do mal. É o caso dos esmaltes. A Impala, por exemplo, possui uma linha de produtos hipoalergênicos, que reduzem sensivelmente as chances de irritação ou alergia. Sua formulação balanceada foi desenvolvida sem as substâncias toluol e formaldeído, principais agentes causadores de alergias.

Nos esmaltes, o toluol aparece em concentrações baixas e por isso o efeito máximo é alérgico. Já na cola de contato, que cola diversos tipos de materiais como sapato, madeira e metal, conhecida popularmente como cola de sapateiro, o toluol pode representar um perigo muito maior.

O toluol é um solvente aromático que, ao ser inalado, inibe o sistema nervoso central, causando sensações de excitação, alucinações auditivas e visuais, acompanhadas de tontura, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia. Quando usado em altas doses e/ou de forma crônica, essa substância leva à síndrome de adicção. Como os efeitos após a inalação são rápidos (desaparecem após 15 a 40 minutos), o usuário acaba repetindo a dose diversas vezes para prolongar a sensação de euforia, o que favorece a ocorrência da dependência química. Neste caso, a indústria também já deu um passo importante, no caso da Henkel, que fabrica a Cascola, líder no segmento. A empresa retirou o toluol de toda a linha do produto, substituindo por um solvente que tem apenas um terço de sua toxicidade, sem potencial de abuso.

O segredo para manter a segurança dentro de casa é optar por produtos menos tóxicos, além de sempre respeitar as normas de utilização sugeridas na embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.