FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esforços repetitivos afetam profissionais das áreas da Saúde e Educação

Com pequenas mudanças de hábitos, dentistas e professores poderiam evitar as Lesões por Esforços Repetitivos (LER).

Profissionais que trabalham em atividades repetitivas, com posições fixas ou posturas viciosas, como dentistas e professores, acabam comprometendo a saúde de suas articulações. Com as articulações "desreguladas", os músculos passam a funcionar de forma errada, causando problemas como dores, tendinites e artroses.

No caso dos dentistas, por exemplo, as frequentes rotações de tronco, necessárias durante o atendimento ao paciente, costumam causar dores lombares e nos quadris. Além disso, as posições de torção prolongada do pescoço podem levar progressivamente ao aparecimento de rigidez cervical, hérnias discais, compressões radiculares e dores de cabeça. A suspensão contínua dos braços também pode causar danos, como problemas nos ombros, sensações de peso e perda de força nos braços e nas mãos.

A fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica, explica que para que as articulações permaneçam saudáveis é necessário que elas funcionem sempre alternando fases de compressão e de descompressão. "Nos trabalhos que exigem esforços repetitivos, as articulações perdem essa alternância de fases, necessária para o bom funcionamento".

Nos professores, as principais queixas são referentes a dores de cabeça, artroses e hernias discais cervicais devido à frequente flexão com a cabeça para ler e corrigir provas. Tendinites e artroses nos ombros também são comuns por causa da necessidade diária de escrever na lousa.

Primeiros sintomas

Segundo Richard Biton, diretor do Instituto de Fisioterapia Analítica (IFA) e pioneiro do conceito Sohier no Brasil, os primeiros sintomas de problemas nas articulações são, geralmente, desconforto ao executar movimentos simples, como abaixar e caminhar, e sensação de rigidez no corpo, principalmente ao acordar. As dores podem começar com intensidade moderada, mas aumentam progressivamente. "Quando os sintomas aparecem é porque já existe um mau funcionamento do sistema articular e a pessoa não deve esperar para procurar tratamento", afirma o fisioterapeuta.

Ele ressalta que medicamentos, alongamentos e exercícios físicos não substituem o tratamento e, em alguns casos, podem até mesmo agravar os sintomas.

Prevenção

A fisioterapeuta dá algumas dicas de como esses profissionais podem prevenir problemas nas articulações. São elas:

- Respeitar os limites do corpo. Um fisioterapeuta pode ajudar a estabelecê-los;
- Adaptar o local de trabalho, ajustando a altura de mesas, cadeiras e monitores;
- Alternar as atividades com alguns minutos de pausa;
- Se a dor aparecer, não se automedicar. Os remédios apenas irão aliviar os sintomas, sem tratar o problema;
- Procurar um especialista em biomecânica para resolver a causa da dor. Não se esquecer que o problema se origina nas articulações;
- Tratar as articulações e só depois procurar uma atividade física, sempre com a orientação de um profissional especializado.


O Conceito Sohier chegou no Brasil há 10 anos. Na Europa, a técnica é utilizada há 60 anos e tanto a população quanto a comunidade científica comprovam sua eficácia. No Brasil, o Instituto de Fisioterapia Analítica é pioneiro no Conceito Sohier, atendendo pacientes e formando fisioterapeutas de todo o país na prática clínica desta nova visão terapêutica.

Sugestão de fonte:
Maria Luiza Pereira Gutierrez e Richard Biton - Diretores do Instituto de Fisioterapia Analítica
http://www.fisioterapiaanalitica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.