FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Governo cria curso técnico de cuidador de idosos

O Centro Paula Souza vai oferecer vagas no segundo semestre de 2010 para o curso técnico de Cuidador de Idosos. O anúncio foi feito em 29/3, pelo governador José Serra, durante entrega do bloco pedagógico da Etec Paraisópolis, em São Paulo. O novo curso terá duração de 400 horas/aulas distribuídas em um semestre e tem como objetivo atender à demanda por profissionais preparados para cuidar da saúde e bem-estar da terceira idade.

A ideia é implantá-lo nas Etecs que já oferecem o curso técnico de Enfermagem. O processo seletivo será realizado por cada escola, mas ainda está em estudo o número de vagas e quais unidades vão oferecer vagas. Uma turma piloto com 40 alunos deve começar na Etec Parque da Juventude, utilizando o Centro de Reabilitação da Lapa para atividades práticas. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, diploma de conclusão do Ensino Médio e Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Enfermagem.

O técnico será habilitado a atuar diretamente com idosos portadores de necessidades especiais, acamados, ou não. Poderá verificar alimentação, medicação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da pessoa idosa. Também ajudará em situações de dependência, estimulando o autocuidado, a independência e a prevenção de incapacidades, baseado em fundamentos científicos e éticos. Poderá ainda integrar equipes multidisciplinares de profissionais de nível superior da área da saúde, em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas.

O Brasil tem hoje cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa mais de 10% da população do País. No Estado de São Paulo, são 4.499 milhões de idosos, e devem chegar a 7,1 milhões no ano de 2030.

Sobre o Centro Paula Souza -- Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.