FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 11 de maio de 2010

A HORA E A VEZ DO RH ESTRATÉGICO

Por: Sebastião Guimarães

Atualmente, o termo “RH estratégico” vem sendo utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos das grandes empresas. Mas, para alguns, RH estratégico ainda é um “sonho para ser sonhado”.
Hoje o RH precisa ter concentração no core business; ter ênfase nos objetivos e resultados da empresa; gerenciar vários processos relacionados à gestão das pessoas.
Sem foco na estratégia, não há como alinhar a gestão de pessoas com os objetivos organizacionais. Como nos ensinou Peter Drucker, “o mais importante é identificar o que não fazer”. E no caso do RH tradicional, há muitas atividades, principalmente operacionais, que podem ser delegadas, terceirizadas ou simplesmente eliminadas. Tomar essa decisão significa liberar tempo para que os profissionais de Recursos Humanos invistam no seu foco principal.

A NP 4427:2004 - Sistemas de gestão de recursos humanos (1) – em sua introdução, deixa bem clara qual deve ser o foco do RH, ao afirmar: “[...] a gestão de recursos humanos deve tratar de atrair, manter e desenvolver as pessoas que desempenham actividades para a organização [...]“
As competências do RH Estratégico estão, indiscutivelmente, relacionadas com "Pessoas":

atrair pessoas competentes;
desenvolver as competências das pessoas;
manter pessoas competentes.

A princípio, isto parece ser o óbvio. Corresponde ao WHAT (o que), mas se nos aprofundarmos na análise do WHO, WHEN, WHY, WHERE e HOW (Quem, Quando, Por quê, Onde e Como), concluímos facilmente, que as atividades do RH influem, de modo direto, na melhoria do desempenho, de todos os setores da organização, daí sua grande complexidade e importância.
Considerando a importância estratégica do RH, a International Standardization Organization – ISO, desenvolveu a Norma ISO 10015: Gestão da Qualidade – Diretrizes para treinamento. Esta norma foi editada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2).

De acordo com a ISO 10015, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para atingir, entre outros, os seguintes resultados estratégicos:

aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento;
reduzir custos, desperdícios, acidentes, rotatividade do pessoal, e
melhorar continuamente a Gestão da Qualidade.

A ISO 10015 deixa claro que o treinamento é um investimento e não uma despesa, e deve ser desenvolvido para obter resultados significativos e mensuráveis, de acordo com os objetivos estratégicos da organização.

Investir no treinamento dos profissionais de RH é uma necessidade essencial a ser suprida, pelas organizações que desejam implementar as normas de gestão.

Para serem estratégicos, os profissionais de RH precisam desenvolver as competências necessárias para implementar a ISO 10015: Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento – e outras Boas Práticas de RH.
De modo geral, o profissional de RH tem uma boa formação, perfil de empreendedor e de agente de mudança. Conhecendo a ISO 10015 e outras ferramentas relacionadas com a Gestão de Pessoas, o profissional de RH estará apto para enfrentar os desafios de uma área estratégica. A hora é agora.

Referência bibliográfica
(1) Norma Portuguesa 4427 de 2004 – Sistema de gestão de recursos humanos – Requisitos – pág. 4 – www.ipq.pt
(2) Norma ABNT NBR ISO 10015:2001 Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento – www.abnt.org.br

E.book gratuito: NORMA ISO 10015
Disponibilizamos para os profissionais de RH e de T&D, o e.book:

Norma ISO 10015
Gestão da qualidade
Diretrizes para treinamento.
Em Busca da Eficácia Em Treinamento

O e.book está em: http://www.capi.com.br/cliente/repositorio/arquivos/bibliotecas/d83a3b9d-640b-4944-b274-330fc426f168_10015%20E.book.ppt



O Professor Sebastião Guimarães: Consultor com cursos de especialização em Qualidade Total pela The George Washington University. É professor do curso de pós-graduação da Universidade São judas - "Gestão pela Qualidade em Alimentos" e professor convidado da Fea/Unicamp. Foi chefe de treinamento da Mercedes Benz e gerente do programa - Qualidade Total do Sebrae/SP.
Para ter acesso aos cursos e workshops: http://www.tgtreinamento.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.