FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 26 de maio de 2010

João Morais expõe sua arte na Casa de Cultura Raul Seixas

Foto: O artista explica detalhes da sua obra

Convivência e tolerância entre os povos, política e solidariedade. Temas como esses fazem parte do cotidiano e do trabalho de João Morais, que há trinta anos faz trabalhos em diversas áreas da arte. Mas é através do patchwork, técnica que costura retalhos e alguns objetos reciclados, que ele tem se expressado nos últimos anos. E é essa arte que ele traz à Casa de Cultura Raul Seixas para a exposição Onde está a chave da Paz?, que fica em cartaz até o final de julho.

Essa é a terceira vez que Morais, de 52 anos, expõe no espaço, que fica dentro do Parque Raul Seixas, no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera. Mas não são apenas os retalhos que ganham destaque em sua arte, já que boa parte do material utilizado é reciclável. Utiliza fundos de sofás abandonados, cabos de vassoura, tampas de garrafa, dentre outros dejetos. Segundo ele, tudo que não serve para alguém, pode ser útil para outra pessoa.

Suas obras possuem uma grande variedade de cores e texturas, e são repletas de simbolismos e sentidos que demandam uma imersão do espectador. Alguns dos trabalhos têm títulos que por si só transmitem uma mensagem, como "Mais paz e amor nas escolas sempre amando seu próximo" e "A Natureza está pedindo socorro". "Muitos acham que os títulos não têm fundamento, mas meu objetivo é criar uma reflexão não só sobre os temas do dia a dia, mas sobre o que é realmente importante para o bem estar", conta João.

Além de se aventurar com linhas e agulhas, o artista tem experiências nas áreas de teatro, pintura, artesanato e também já escreveu duas novelas. Seus trabalhos vêm ganhando repercussão após ter sido contemplado com diversas premiações no concurso Arte na Cohab. A lucidez é uma espécie de combustível e questões de gestão pública e de religião aparecem com freqüência em suas intervenções. "Pouca gente se dispõe a pensar em casos como o da venda de sentenças e a influência forçada da religião muçulmana na África subsaariana, mas eu trago para meus trabalhos", explica o artista. João Morais já expôs em lugares como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Galeria Prestes Maia e CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera.


SERVIÇO
Onde está a chave da Paz?, de João Morais
Local: Casa de Cultura Raul Seixas
Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Conjunto José Bonifácio - (11) 2521-6411
Horário: 9 às 17hs, de segunda a segunda-feira (até o mês de julho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.