FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 26 de maio de 2010

OFICINA GRATUITA PARA PACIENTES E CUIDADORES ENSINA COMO PREVENIR CÂNCER COM ALIMENTOS RISCOS EM FIBRAS

Oficinas mensais abertas ao público e gratuitas mostram a cuidadores e pacientes como preparar o melhor cardápio conforme a condição clínica de cada um, mantendo a riqueza nutricional dos alimentos e ressaltando sabores. No próximo encontro dia 28, às 16 horas, o tema será a prevenção de tumores do aparelho digestório por meio de dieta rica em fibras

Como utilizar ingredientes ricos em fibras em receitas culinárias enriquecendo a alimentação e prevenindo tipos de câncer de aparelho digestório como intestino e reto. Este é o tema da edição de maio da Oficina de culinária do Hospital A.C.Camargo, promovido pelo departamento de Nutrição Oncológica da instituição e direcionada à pacientes com câncer e cuidadores. O encontro acontecerá na próxima sexta-feira, dia 18, às 16 horas, no restaurante do A.C.Camargo.
Principal referência para o tratamento oncológico no país, o A.C.Camargo traz aulas que mostram a cuidadores e pacientes como realizar uma cozinha rica em nutrientes e paladar. As aulas são gratuitas e abertas a toda a comunidade, não somente para pacientes e cuidadores do hospital. Acontecem todos os meses, sendo os ímpares dedicados ao público adulto e os meses pares para as oficinas na pediatria. A próxima edição da oficina pediátrica - exclusiva para pacientes internados - será em 14 de junho e será inspirada em receitas de festas juninas, voltada somente para pacientes internados da pediatria.
Em todas as aulas, os nutricionistas e gastrônomos dão dicas de como aproveitar o máximo de cada alimento e ensina os participantes como colocar a ´mão na massa´. "O público tem uma experiência sensorial, podendo tocar, sentir o aroma e degustar as receitas elaboradas. Buscamos sempre estimulá-los a buscar sempre uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prazerosa. As receitas beneficiam o paciente com câncer e eventualmente com outras doenças associadas", destaca a organizadora do evento e responsável pelo Departamento de Nutrição do A.C.Camargo, Mônica Macedo Lameza.
Em todas as oficinas são distribuídas apostilas contendo dicas e receitas relacionadas ao tema do mês. Inscrição prévia por telefone (11) 2189-5000 - ramal 1051 ou pelo site http://www.accamargo.org.br/.

Programação 2010:
Oficina de culinária infantil - para pacientes internados
09/08 - Receita em homenagem ao Dia dos Pais
11/10 - Receita especial para o Dia das Crianças
13/12 - Receita homenageando o Natal

Oficina de culinária - adultos - aberta ao público, com inscrição prévia
28/05 - Fibras - Como utilizar ingredientes ricos em fibras em receitas culinárias enriquecendo a alimentação e prevenindo câncer de aparelho digestório.

30/07 - Doenças cardiovasculares - Dicas de alimentos e preparações saborosas e que são capazes de prevenir hipertensão, aumento do colesterol e outras doenças relacionadas ao coração.

24/09 - Vitaminas - Receitas ricas em polifenóis, licopeno e outras substâncias que colaboram para a manutenção da saúde e estão relacionadas à prevenção de câncer.

26/11 - Diabetes: co-morbidade associada aos pacientes que tratam da doença ou a desenvolvem por conta do tratamento.


SERVIÇO

Oficina de Culinária do Hospital A.C.Camargo
Tema: Fibras - Como utilizar ingredientes ricos em fibras em receitas culinárias enriquecendo a alimentação e prevenindo câncer de aparelho digestório
Data: sexta-feira, dia 28 de maio de 2010
Horário: 16 horas
Local: Restaurante do A.C.Camargo - 2º. Subsolo, Bloco A
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade - São Paulo - SP
Inscrições pelo site: www.accamargo.org.br
Sobre o Hospital A.C.Camargo - O Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades, sempre baseado na assistência multidisciplinar. Realiza anualmente mais de 950 mil atendimentos anuais (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem) sendo responsável hoje, por uma das maiores casuísticas no tratamento do câncer do país.

Sua pós-graduação, criada em 1996, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina.

Uma instituição filantrópica que atua, desde sua criação por Antônio e Carmen Prudente em 1953, no atendimento especializado a pacientes com câncer. Seu corpo clínico é fechado e composto por uma equipe de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A interação desses profissionais em atividades multidisciplinares resulta em índices de sucesso de contra o câncer semelhantes aos observados nos melhores centros de oncologia internacionais.

Na área de ensino e pesquisa, o A.C.Camargo criou a 1ª residência oncológica, em 1953, e é responsável pela formação de 1/3 dos oncologistas em atividade no Brasil. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações: www.accamargo.org.br
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/haccamargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.