FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prefeitura apresenta as Operações Urbanas Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu

O prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, apresentaram nesta quinta-feira (6) os detalhes do projeto das três novas operações urbanas para a Cidade de São Paulo - Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu - e disponibilizou os Termos de Referência para consulta pública. "Com estas propostas, que estão sendo apresentadas teremos a oportunidade de fazer transformações muito significativas em áreas degradadas da cidade, sob o ponto de vista do planejamento urbano", disse Kassab.

São projetos estratégicos, que têm como objetivo concretizar as diretrizes do Plano Diretor e que propõem a ocupação de parte da orla ferroviária que se encontra subutilizada entre os bairros Lapa e Brás, Mooca e Vila Carioca. As ações também buscam a geração de empregos e a melhoria das condições de moradia no extremo da Zona Leste, diminuindo a necessidade de deslocamentos diários entre essa região e o Centro. Questões ambientais também serão contempladas nas intervenções, com a criação de parques, aumento das áreas permeáveis e melhoria da drenagem.

A Prefeitura divulgou diretrizes e propostas preliminares para essas áreas. Serão contratadas empresas para o desenvolvimento dos projetos sempre a partir das orientações propostas pelo Poder Público, com a participação da Sociedade Civil. Dessa forma, busca-se construir com a sociedade uma visão conjunta para a transformação dessas áreas.

Os termos de referência ficarão disponíveis durante um mês para consulta pública, aguardando as contribuições da Sociedade Civil. Os passos incluem a proposta do edital, que também será objeto de consulta pública, a licitação e o desenvolvimento dos projetos. A expectativa é de que os projetos estejam concluídos no segundo semestre de 2011. Os mesmos subsidiarão a elaboração das propostas de lei para essas operações urbanas a serem encaminhadas ao Legislativo.

O secretário Miguel Bucalem detalhou o programa, que busca aproximar os empregos das moradias, ocupando áreas que têm infra-estrutura, mas que estão ociosas. "Isso pode beneficiar a cidade do ponto de vista global, diminuindo deslocamentos ao aproximar os empregos das moradias, propiciando novos locais de convivência e novas áreas públicas", explicou.

Lapa - Brás

A Operação Urbana Consorciada Lapa - Brás representa o agrupamento de três Operações Urbanas já existentes e previstas pelo Plano Diretor Estratégico: Água Branca, Diagonal Norte e parte da Diagonal Sul.

Esse agrupamento propiciará uma unidade de planejamento no tratamento de questões estruturais que permeiam as citadas Operações Urbanas: eliminar a dificuldade de mobilidade em virtude da presença da ferrovia, uma barreira física que separa os bairros situados ao sul e ao norte da linha férrea; e estabelecer um plano de drenagem, em razão do posicionamento dos bairros ao longo das várzeas dos Rios Tietê e Tamanduateí.

De acordo com o projeto, a superação da barreira ferroviária se dará por meio de seu rebaixamento, transformando-a num sistema subterrâneo desde a Lapa até o Brás - numa extensão aproximada de 12 Km. Na superfície, a proposta prevê uma via de porte estrutural, mas com características urbanísticas diferenciadas - de uso lindeiro intenso, com parques e ciclovias - promoverá melhorias na acessibilidade e permitirá que os eixos transversais de ambos os lados, hoje interrompidos pela presença dos trilhos, possam se conectar. A implantação dessa via criará condições para a demolição do Elevado Costa e Silva e a revitalização de seu entorno.

A área de abrangência da Operação Urbana Lapa-Brás foi dividida em oito setores, com portes, características e diretrizes próprias. Para cada um serão desenvolvidos projetos que indicarão as novas feições dessas áreas, baseadas no adensamento populacional, no equilíbrio mesclado de usos e na aproximação entre os postos de trabalho e os locais de moradia.

Mooca - Vila Carioca

O foco da Operação Urbana Consorciada Mooca-Vila Carioca contempla áreas industriais em processo de reestruturação ao longo do eixo ferroviário que se estende do Centro até os limites entre São Paulo e a cidade de São Caetano do Sul.

Os trilhos também dividiram essa região, que devido ao processo de ocupação, basicamente industrial - com grandes galpões e lotes -, também precisa ser unificado para proporcionar melhores condições urbanísticas de desenvolvimento. Neste caso, a superação da barreira ferroviária é um dos objetivos do projeto, assim como um plano de reocupação equilibrada das áreas subutilizadas.

Rio Verde - Jacu

O extremo leste da cidade hoje é conhecido como "área dormitório", em função da baixa oferta de postos de trabalho e a densidade populacional. Por isso, o objetivo principal da Operação Urbana Consorciada Rio Verde - Jacu é criar pólos voltados à atração de atividades econômicas para a geração de empregos e de renda para a região. Isso diminuirá os deslocamentos entre o Centro e o extremo Leste, que penalizam tanto a cidade como seus moradores.

Ações públicas de apoio à formação e qualificação profissional, como incubadoras de empresas e centros profissionalizantes, já estão em andamento e servirão de apoio às indústrias que ali se instalarem.
A extensão da avenida Jacu Pêssego até o Rodoanel Sul coloca essa porção territorial em condições privilegiadas no que diz respeito ao acesso às principais rotas de conexão entre São Paulo, o Porto de Santos, o Aeroporto de Guarulhos e outras cidades e estados. A melhoria da infra-estrutura viária e a adoção de padrões construtivos que promovam maior permeabilidade do solo, além do aumento das áreas verdes, também fazem parte do escopo do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.