FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Subprefeitura de Itaquera multa bancos por falta de ace ssibilidade

Elevador na agencia de Itaquera não funciona há 1 ano

Na última terça-feira, 4/5, agentes da Subprefeitura de Itaquera percorreram bancos da região para verificar se possuíam certificado de acessibilidade e licença de funcionamento. Após vistoriarem 11 estabelecimentos financeiros, ficou constatado que nenhum possuía o certificado de acessibilidade emitido pelo Contru, e todos foram multados em R$ 3558,50.

Durante a vistoria foi constatado que em apenas três bancos a licença de funcionamento estava em dia. Os outros foram intimados a apresentar o documento dentro de cinco dias úteis na sede da subprefeitura. Também foi exigido o auto de vistoria do corpo de bombeiros e o auto de vistoria de segurança das agências. Em caso de descumprimento, serão multados e um processo administrativo será iniciado.

Piso tátil não colorido pode causar tropeços e acidentes
De acordo com Rodinei Lafaiete, presidente da Associação Nacional de Defesa do Direito do Consumidor, os grandes bancos não dão a devida importância aos portadores de necessidades especiais. “O portador de deficiência vai ao banco como um consumidor e todo consumidor é vulnerável, mas os deficientes são ainda mais”, afirma. Para o subprefeito Roberto Tamura, o que importa é aplicar a regra. “Se eles não estão cumprindo a lei, temos que autuar. Nós respeitamos a lei, custe o que custar”, avisou o administrador.

Vale ressaltar que os agentes observaram que alguns bancos, mesmo aparentando estarem de acordo com a lei, já que possuem rampas e sinalização indicativa, não cumpriam alguns dos requisitos previstos na legislação, como piso antiderrapante e a instalação de sanitários e caixas eletrônicos adaptados.

Rampas sem películas antiderrapantes
Até hoje nenhum banco no País foi fechado por descumprimento às normas de acessibilidade. Sobre a multa, os fiscais alertam que ela é reaplicada mensalmente, até que a situação reja regularizada e que o certificado esteja à vista em quadro específico nas agências. Foi a primeira operação deste tipo em Itaquera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.