FIQUE POR DENTRO

domingo, 16 de maio de 2010

VIRADA CULTURAL DEMOCRÁTICA

Foto: Vilma Gonçalves / Secom

Depois de acompanhar diversas atrações da Virada Cultural 2010, o prefeito Gilberto Kassab prestigiou na manhã deste domingo (16) a 6ª Bunka Matsuri - A festa da cultura japonesa no bairro da Liberdade. O evento beneficente reúne exposições de arte, shows de música e dança, além de praça de alimentação com pratos típicos e bazar de produtos japoneses. Durante a visita, o prefeito apreciou as exposições da Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social e ressaltou que a diversidade da Virada Cultural permite a integração entre as diversas comunidades que residem na Capital.

"A Virada Cultural é muito diversificada e por isso temos a oportunidade de nos integrarmos a cultura das diversas comunidades que vivem em São Paulo e se misturam com os paulistanos. Hoje viemos a Bunka Matsuri para celebrar junto com a comunidade japonesa, uma das comunidades mais expressivas da cidade, os resultados parciais da Virada Cultural. Os números já mostram que, mais uma vez o evento foi um sucesso e vai se consolidar no calendário dos grandes eventos de São Paulo", disse Kassab.

Ele ressalta que este ano a Virada está mais diversificada e democrática. "A Prefeitura trabalhou para superar os índices e a qualidade da edição passada. Em 2009, foram quase quatro milhões de pessoas participando da festa e este ano esperamos superar as expectativas. A segurança e a limpeza estão mais eficientes, o número de atrações aumentou assim como os locais dos eventos", assinala Kassab.

O prefeito aproveitou a visita para conhecer a exposição de Yutaka Toyota, artista plástico japonês que, em 2010, completa 50 anos de arte. Além disso, Kassab admirou a exposição de Ikebana, arte milenar de arranjos florais, e prestigiou o Museu Histórico da Imigração Japonesa onde observou objetos e fotografias dos primeiros imigrantes e recebeu explicações sobre como era feita a viagem até o Brasil.

Abertura

Ontem à noite o prefeito prestigiou, ao lado do Governador Alberto Goldman, o início das 24 horas ininterruptas da 6ª Edição da Virada Cultural na Praça Júlio Prestes, Centro, ao som de Barbarito Torres e Ignacio Mazacotte da banda Buena Vista Social Club. Enquanto o ritmo cubano embalava a multidão, Kassab assistiu a animada apresentação e ressaltou as inovações realizadas na festa em relação à edição do ano passado.

A Virada Cultural 2010 está mais heterogênea e inclusiva com shows dos mais variados ritmos, apresentações de dança e circo, sessões de cinema, Parada Cosplay, entre outras atrações. Este ano o evento incorporou espaços do bairro da Luz para aumentar o número de atrações nas 24 horas ininterruptas de lazer e cultura.

Há que se ressaltar também a ampliação da presença da Guarda Civil Municipal (GCM) que aumentou a fiscalização de venda de produtos ilegais e bebidas alcoólicas. Mil homens, 173 viaturas e 20 Bases Comunitárias Móveis estão nas ruas distribuídos nas cinco regiões da cidade (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste). O objetivo é realizar uma ação articulada e integrada com as Subprefeituras, Polícia Militar e Civil e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Programação noturna

Após participar da abertura, o prefeito foi ao Sesc Pompéia, na Zona Oeste, onde assistiu as apresentações de danças regionais dos grupos "As Pastorinhas" e "Babado de Chita". Na Choperia do mesmo local, o prefeito acompanhou um grande baile onde um grupo de pessoas dançaram os mais diversos estilos musicais como samba-rock, rock dos anos 60 e ritmos caribenhos.

Às 22h, Kassab e sua comitiva seguiram para a Estação da Luz onde puderam apreciar a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico que interpretaram Carmina Burana. Centenas de pessoas fizeram silêncio enquanto o grupo espalhava sua música pelo centro da cidade tão acostumado com o som dos carros e trens da CPTM. O espetáculo foi aplaudido de pé pela emocionada platéia.

Ele ressaltou que este megaevento traz uma grande movimentação econômica com receita significativa para a cidade. "Os hotéis estão ocupados. É grande o número de pessoas que vieram do interior e de outros estados. A Virada simboliza um grande evento do Brasil que vai da cultura popular à erudita. Enfim, é um evento que nos enche de orgulho", salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.