FIQUE POR DENTRO

sábado, 19 de junho de 2010

Cata-Bagulho recolhe 32 toneladas no São Lucas

Limpeza mecanizada nos baixos do Viaduto Grande São Paulo recolhe mais de 200 toneladas

Antes da Limpesa

O distrito do Sapopemba , neste final de semana (29/05), a operação Cata-Bagulho em diversas vias da região. No total, foram recolhidas 32 toneladas em 120 vias, numa área de 2,1 km², com 4.000 residências e uma população beneficiada de 26.000 pessoas.

O caminhão do cata-bagulho iniciou o percurso na avenida do Oratório, e passou por lados das seguintes vias: Estrada da Casa Grande, Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Av. Dr. Frederico Martins da C. Carvalho, Av. Sapopemba, Av. Gal. Porfírio da Paz, Av. Israel da Fonseca, direita na Av. Sapopemba, R. José Antonio Fontes, encerrando o trajeto à esquerda da Av. Oratório.

Limpeza

O objetivo dessas operações é recolher materiais inservíveis em geral. Restos de obra não são recolhidos, nem lixos domésticos e hospitalares ou de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os Ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho, que corresponde a uma caixa d' água de mil litros ou 25% de uma caçamba.

Depois da Limpeza

Caso a pessoa queira se desfazer de algum móvel, mas sua rua não tenha sido contemplada na última ação, ela pode se dirigir a qualquer um dos 36 Ecopontos da Capital.

A próxima operação está prevista para o dia 12 de junho, quando volta à Vila Prudente, e irá passar pela Vila Califórnia, Bairro Olaria, Jardim Figueira e Vila Alpina.

Baixos do Viaduto Grande São Paulo recebe limpeza
Na última quarta-feira (26/05), um dos pontos mais problemáticos da região de Vila Prudente recebeu limpeza mecanizada: os baixos do Viaduto Grande São Paulo. Foram removidos ao todo, 272 toneladas de detritos, restos de obras, e inservíveis. Até o momento, o local continua limpo, como mostram as fotos tiradas nesta segunda-feira (31), e o subprefeito já determinou tanto a intensificação da limpeza desse local, quanto o rigor na fiscalização, uma vez que caminhões clandestinos com caçambas, em sua grande parte, despejam de madrugada restos de obra formando pilhas de lixo a céu aberto.

Importante lembrar que o descarte de lixo e entulho de forma irregular prevê punição tanto para o cidadão que joga o lixo ou entulho em local inapropriado quanto para o que contratou o serviço. Para se resguardar de que o entulho produzido terá sua correta destinação, a pessoa que gerou aquele material, em primeiro lugar, precisa saber se a empresa está regularizada, possui licença e permissão para o funcionamento e, além disso, exigir a documentação de destinação final do descarte. Este documento serve como um recibo que comprova a legalidade do trabalho realizado.

Toda empresa prestadora deste tipo de serviço deve estar devidamente cadastrada e autorizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e pela CETESB para funcionar. Para conhecer a lista das empresas credenciadas, basta acessar
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/cadastro_limpurb/index.php?p=4629

Onde depositar entulho

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços, disponibiliza, para toda a população, 36 Ecopontos espalhados pela capital paulista. Os Ecopontos recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. O cidadão pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo, nessas unidades.
Na região de Vila Prudente e Sapopemba são três ecopontos em funcionamento, localizados em lugares considerados pontos viciados de descarte de entulho e lixo. São eles:


-Ecoponto Anhaia Mello - R. da Prece, 296 - esquina com a Anhaia Mello

-Ecoponto São Lucas - R. Florêncio Sanches, 307

-Ecoponto Sapopemba - R. Francesco Usper, 550

E mais um ecoponto, o da Vila Cardoso Franco, está pronto para logo mais atender a população.

O horário de funcionamento dos três ecopontos é de 2ª. a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Confira os endereços de outros locais da cidade pelo link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/ecopontos/index.php?p=4626.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.