FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 8 de junho de 2010

INAUGURADA A ETEC DE SÃO MATEUS


Em quatro anos, Estado praticamente triplicou nº de vagas para o Ensino Técnico na capital

O governador Alberto Goldman entregou oficialmente em 12/5, a Escola Técnica Estadual (Etec) São Mateus, na zona leste da capital. A unidade iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2010, com Ensino Médio e seis cursos técnicos: Administração, Eletrônica, Informática, Informática para Internet, Nutrição e Dietética, e Segurança do Trabalho. No processo seletivo para o próximo semestre, a escola vai oferecer 400 vagas, distribuídas entre esses seis cursos técnicos.

A Prefeitura de São Paulo cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec, que possui 12 salas de aula, dois laboratórios de informática, biblioteca e quadra de esportes, entre outros ambientes. O valor do investimento do Governo do Estado no imóvel e em mobiliário e equipamentos foi de cerca de R$ 8,4 milhões.

Em quatro anos, o Estado praticamente triplicou o número de vagas para o Ensino Técnico na capital. Eram 5.360 no segundo semestre de 2006 e no mesmo período desse ano serão 15.885 vagas.

No momento, a capital conta com 36 Etecs - 16 delas localizadas na zona leste. Das 36 escolas técnicas, 22 - Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Cepam, Gildo Marçal Bezerra, Heliópolis, Itaquera, Jaraguá, Jardim Ângela, Dra. Maria Augusta Saraiva, Paraisópolis, Parque Belém, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Paulistano, Raposo Tavares, Santo Amaro, São Mateus, Sapopemba, Tiquatira, Uirapuru e Vila Formosa - integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional.

Segundo o governador, até o final do ano, serão 43 unidades na capital. "As indústrias e os negócios da capital precisam de mão-de-obra qualificada, por isso a importância destas novas unidades", explicou.

Desde o segundo semestre de 2009, o Plano de Expansão vem oferecendo oportunidades de inclusão social e de crescimento profissional a novos alunos. Graças à parceria entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura da Capital, no segundo semestre desse ano serão disponibilizadas 1.685 vagas para cursos técnicos em 23 escolas da rede estadual e 1.350 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) só na cidade de São Paulo.

A Etec São Mateus está localizada na Rua Soledade de Minas, 87, no bairro Jardim São Cristóvão.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. "Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica", ressaltou Goldman.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Vestibulinho das Etecs

Vai até 21 de maio, o período de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 2º semestre de 2010. Serão oferecidas 59.184 vagas para 76 cursos técnicos - o que representa um crescimento de 24 % em relação ao mesmo período do ano passado (47.699 vagas). O exame será no dia 13 de junho.

Desse total, 50.067 vagas são destinadas a 183 Etecs e 15 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui também as 2.335 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 59 turmas de 39 Etecs.

A novidade é a Etec de Cotia, que vai implantar um novo curso técnico: Lazer, com 40 vagas no período da tarde.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo serão oferecidas 7.737 vagas para cursos técnicos em 109 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e 1.380 vagas em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 240 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 41 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação Tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.