FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CAT completa cinco anos de existência com planos de lançar mais seis unidades neste ano

O Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) comemorou na manhã desta segunda-feira (26) cinco anos de existência. Criado pela Prefeitura de São Paulo e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), o serviço registra marcas positivas nesse período: até o mês de junho, 2,8 milhões de pessoas foram atendidas e 257 mil trabalhadores conquistaram um lugar no mercado de trabalho após passar por uma das 11 unidades existentes na capital.

E esses números continuarão crescendo. Mais seis unidades do CAT devem ser inauguradas até o fim deste ano - a próxima será a de São Mateus. "O CAT seguirá se expandindo para continuar atendendo mais - e melhor ainda - as pessoas que vieram buscar emprego, capacitação e orientação para tirar documentos e limpar o nome por intermédio do Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extra Processual do Trabalhador. Isso mostra que nós estamos no caminho certo", destacou o prefeito Gilberto Kassab após a cerimônia de aniversário, que aconteceu no auditório do CAT Luz.

De acordo com o prefeito, a pretensão é a de que, até o fim de 2012, a cidade de São Paulo passe a contar com 31 CATs. "Parece que foi ontem o lançamento do CAT. E, desde então, o programa cresceu muito. Fazemos uma avaliação positiva deste serviço", observou Kassab.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, ressaltou a importância do papel desempenhado pelos CATs. "Não há melhor maneira de inserção social do que através do trabalho. É isso que nós buscamos no CAT. Aqui, desempregados e pessoas que passam por um risco social podem encontrar seu trabalho e seu auto-respeito".

Programas

Neste ano, o CAT foi aperfeiçoado para melhor atender a população. Além da inauguração do posto na Casa Verde, em fevereiro, foi lançado o CAT Móvel, com três unidades de atendimento que prestam serviços nas regiões mais afastadas na cidade.

Entre os serviços oferecidos aos interessados está o Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho; a inscrição de cursos profissionalizantes do Centro Público de Formação Profissional; emissão de segunda via da Carteira de Trabalho; ingresso no Posto Avançado de Conciliação Extra-Processual do Trabalhador (Pacet) e participação nos Programas Jovem Cidadão e Time do Emprego - ambos em parcerias com o Governo do Estado.

Nas unidades Luz, Tatuapé, Itaim, Santana, Lapa I, Interlagos e Jabaquara há concessão de microcrédito para geração de trabalho e renda, por intermédio das agências do Programa São Paulo Confia.

CAT em números

Desde a instalação da primeira unidade até hoje, o CAT já fez 562.113 habilitações do seguro-desemprego, 4.444 pessoas conseguiram limpar o nome com o Pacet, 6.691 jovens foram contratados por intermédio do Programa Jovem Cidadão, 17.187 trabalhadores puderam tirar a Carteira de Trabalho, 42.878 receberam orientação para participar de seleção por emprego e 7.297 pessoas com deficiência conseguiram um lugar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.