FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CET lança programa de ensino a distância sobre educação de trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) lançou, na última quinta-feira, dia 8, o primeiro curso a distância. O curso "Fazendo Escola: Formando Novos Valores no Trânsito", tem como objetivo capacitar professores para que eles possam implantar a educação para o trânsito como tema interdisciplinar e atuar como agentes multiplicadores nas instituições de ensino.



O programa de ensino a distância foi elaborado pela CET com o suporte técnico do Senac, detentor de tecnologia nessa modalidade de ensino. Em seu dinamismo, o curso oferece aos participantes materiais diversos, conteúdos elaborados em animação, atividades de pesquisa, projetos, atividades colaborativas, jogos e textos de apoio.


Inteiramente gratuito, o curso é voltado à participação de todos os educadores. Inicialmente, podem participar professores dos níveis Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os demais, dos níveis Infantil, Fundamental I, Suplência II, além de diretores, coordenadores pedagógicos e futuros docentes, poderão se cadastrar para as turmas futuras.


Cerca de 200 participantes já se inscreveram. As primeiras turmas iniciam o curso em julho. Entre agosto e o final do ano, estão previstas mais turmas, todas compostas por no máximo 30 participantes. A expectativa é capacitar, só no segundo semestre deste ano, cerca de mil professores com o uso da educação a distância. As inscrições podem ser feitas através do site da CET, no endereço <www.cetsp.com.br/ead>.


Carga horária


Com carga horária de 20 horas, o participante terá 30 dias corridos para concluir os cinco módulos do curso: Ambientação na Plataforma Blackboard, Trânsito em São Paulo, Acidentes de Trânsito, Comportamento Humano e Trânsito - Tema de Sala de Aula. Ao longo do curso, o participante poderá contar com o apoio pedagógico de tutores. O atendimento será feito por telefone (em horários pré-estabelecidos) ou por e-mail. Ao final, será fornecido um certificado de conclusão, que na rede municipal de ensino tem valor para progressão na carreira.


Requisitos tecnológicos


Para participar do curso a distância, é necessário ter acesso à internet e possuir endereço eletrônico. O curso está hospedado na plataforma blackboard do Senac -


<www.blackboard.sp.senac.br>. Mais Informações sobre as especificações técnicas e demais requisitos tecnológicos podem ser obtidas no site da CET <www.cetsp.com.br>.


Cetet


Constantemente, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (Cetet) desenvolve cursos e atividades educativas dirigidas ao público em geral. Em 2009, atendeu cerca de 70 mil alunos do Ensino Básico, 1.200 motociclistas, 2.000 condutores, além de taxistas, idosos e pessoas com deficiência, que participaram dos cursos de pilotagem segura para motociclistas, de direção defensiva para condutores, das palestras, dos Espaços Vivenciais de Trânsito, das ações de orientação de travessia, ou assistindo o Teatro de Fantoches, a peça "Festa na Floresta" e grupo de mímica.


Também elaborado por técnicos do Cetet, o curso gratuito de capacitação de professores "Fazendo Escola: Formando Novos Valores no Trânsito" vem sendo ministrado desde 2007 aos profissionais da rede de ensino na modalidade presencial, e neste período já certificou mais de mil professores.

Um comentário:

  1. Já estava mais do que na hora para o governo investir na educação do transito.
    Mas até q os pequeninos crescam e tornem nosso transito melhho... esse é a nossa situação atual:
    http://blog.orestesquercia.com.br/congestionamentos-prejudicam-saude-dos-paulistanos-e-atrapalham-a-vida-de-passageiros-e-pedestres/

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.