FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Perder peso não é sinônimo apenas de regime

A Clínica Rodrigo Federico apresenta os seis fatores psicológicos mais difíceis de serem tratados durante o projeto “Pensar Magro”

A falta de confiança é a maior dificuldade enfrentada pelas pessoas que brigam com a balança. A maioria daqueles que optam por regimes e dietas, além de enfrentarem tratamentos dolorosos, não têm a garantia de que irão conseguir seguir a vida sem voltar a engordar novamente. É necessário, além das dietas,contar com acompanhamento psicológico.

Pesquisas apontam que 18% da população brasileira são obesos. Destes, a maioria é do sexo masculino. Porém, o que muitos não sabem é que por trás deste problema físico, existem sintomas comportamentais e cognitivos que interferem, e muito, na busca pelo peso ideal.

A Clínica Rodrigo Federico, juntamente com a Psicóloga Milena Loguercio de Souza apresenta uma terapia que promete ajudar na perda saudável de peso através da mudança comportamental. Dentro da psicologia cognitivo-comportamental os dois médicos (Dr. Rodrigo e Dra. Milena) desenvolveram um projeto de psicoterapia para modificar o repertório comportamental da pessoa diante da alimentação.

O que muitos não sabem (ou não acreditam) é que aspectos emocionais e psicológicos influenciam, e muito, no quesito OBESIDADE. Pensando nisso, a Clínica Rodrigo Federico, juntamente com a Psicóloga Milena Loguercio de Souza criou uma terapia que promete ajudar na perda saudável de peso através da mudança comportamental. Os médicos ( Dr. Rodrigo Federico, cirurgião plástico e Dra. Milena Loguercio, psicóloga) destacam as seis principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes:

- Falta de confiança e de foco
Normalmente, as pessoas que aderem ao projeto Pensar Magro contam que já tentaram todo tipo de medicação e dieta, mas os resultados foram perdidos quando voltaram a engordar. Freqüentemente, muitos dizem que fazem um enorme esforço para emagrecer, mas quando chegam ao objetivo, é como se autorizassem a si mesma a comer de tudo como faziam anteriormente.

- Conciliar vida social e dieta
Muitos não conseguem freqüentar determinados locais sem se deixar influenciar pela comida que é servida no local e assim, optam por continuar engordando para não deixar de freqüentar alguns locais com os amigos. O costume adquirido por toda a vida também impede muitas pessoas de modificar o posicionamento alimentar nas primeiras sessões.

- Fatores genéticos e costumes familiares
É muito comum que as pessoas obesas se comportarem de forma inadequada diante de uma alimentação saudável. Isto, geralmente vem de sua criação na qual os pais não a ensinaram a comer alimentos saudáveis, etc.

- Ansiedade
Em terapia, trabalhamos as ansiedades para que ao fim da dieta, o paciente não volte a comer de forma inadequada e aprenda a equilibrar sua vida alimentar.

- Pensamentos Negativos
A idéia deve ser sempre positiva. O paciente deve ter o pensamento de que "VAI CONSEGUIR MODIFICAR SEUS HÁBITOS.” É fácil? Claro que não, por essa razão, este projeto de apoio psicológico foi desenvolvido para que seja possível ter resultados com a VERDADEIRA vontade de mudança. Ou seja, a pessoa PODE mudar, sim. Confiar em si é um ponto essencial a ser trabalhado durante a terapia.

- Resistir às tentações
O paciente é ensinado a fazer uma análise funcional dos seus pensamentos e propor novas técnicas para lidar com eles. O resultado pode não aparecer logo de início, mas eles aparecem gradativamente.

Mais sobre:
Localizada no bairro do Tatuapé, a clínica Rodrigo Federico comemora, em breve um ano de muito trabalho e dedicação aos seus pacientes. O cirurgião plástico Rodrigo Federico é o responsável pelo empreendimento que foi especialmente planejado para atender com máxima excelência seus pacientes em um ambiente requintado e aconchegante. A clínica dispõe de equipamentos de última geração que proporcionam conforto e segurança na realização de procedimentos e tratamentos estéticos.


Clínica Rodrigo Federico
R. Cantagalo, 74 cj 608 - Tatuapé
Tel: (11) 2098-4548
Site: http://www.rodrigofederico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.