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quinta-feira, 8 de julho de 2010

PETISCOS DE INVERNO

Pipoca, amendoim, salgadinhos e castanhas. Deliciosos petiscos para receber amigos em casa, trocar ideias em um bar, assistir à final da Copa do Mundo. Escolher adequadamente o petisco pode significar benefícios à saúde, como mostra a nutricionista Simone Simas, da Prolab Centro Diagnóstico Cardiológico.

PIPOCA: em 100 gramas do milho para pipoca há 444 calorias. O valor é 4 vezes maior que a mesma quantidade de milhe verde. Mesmo calórica, a pipoca oferece nutrientes importantes como cálcio, fibras e proteínas. Para diminuir os pontos negativos, algumas dicas: prefira a pipoca de panela (por conta da quantidade de sal que as de micro-ondas oferecem), tempere com orégano e use poucas gotas de óleo de canola no preparo.

AMENDOIM: rico em gordura insaturada, o amendoim ajuda a diminuir os níveis de LDL, o colesterol "ruim". Porém, a variação de amendoim do tipo japonês contém muito sódio e calorias. "quando consumido de forma moderada, não representa mla à saúde, é inclusive, uma forma de prevenir doenças cardiovasculares", explica Simone.

CASTANHAS: quando consumidas com moderação (até meia xícara por dia) as oleaginosas só fazem bem ao organismo. O maior problema é a grande quantidade de calorias.

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