FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 21 de julho de 2010

São Mateus cria o primeiro núcleo descentralizado de castração e vacinação de cães e gatos

A Subprefeitura São Mateus criou, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos, o primeiro descentralizado na cidade de São Paulo.
Inaugurado no último dia 12, o objetivo do núcleo é realizar cirurgias de esterilização (castração) gratuitas de cães e gatos para evitar o crescimento desenfreado da população animal no bairro.
A nova unidade ampliará o número de castrações feitas na Capital. Em 2009, a Prefeitura realizou 42 mil cirurgias por meio de parcerias e convênios com ONGs e clínicas veterinárias.
O centro cirúrgico foi construído em área cedida pela Subprefeitura São Mateus, que contribuiu para a adequação do espaço. No início, a capacidade do centro será de 2 sessões por semana, sendo que cada sessão castrará até 5 animais. A expectativa é que sejam feitas 60 castrações por mês. Caso a demanda aumente, existe a idéia de fazer um mutirão da castração, com a participação de ONGs e empresas relacionadas.
Uma vitória da comunidade
A criação desse serviço é resultado de um trabalho feito há seis anos, desde 2004, pela comunidade junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A esterilização de cães e gatos é uma das opções para o controle dessa população, que vem crescendo e gira hoje em torno de 2,4 milhões de cães e 600 mil gatos com proprietários, na Cidade, segundo pesquisa da USP em parceria com a Covisa. A medida visa a diminuir crias indesejáveis e o abandono desses animais, cujo aumento redunda em problema de saúde pública para as grandes cidades, em especial nas áreas de periferia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.