FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 26 de julho de 2010

'São Paulo Confia' incentiva regularização de mais de 1.000 microempreendedores

Menos de três meses após a realização da 1ª Maratona do MEI, promovida pelo banco de microcrédito São Paulo Confia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), mais de mil microempreendedores do Município se legalizaram. Para o presidente do São Paulo Confia, Hugo Duarte, os esclarecimentos contribuíram para reduzir a desconfiança, gerada pela falta de informação, principal obstáculo para a adesão ao MEI (Microempresário Individual). "Quando esclarecemos aos nossos clientes a importância e a facilidade da legalização, a aceitação é bem maior". A legislação do MEI está em vigor há um ano e contém uma série de vantagens e benefícios aos interessados em trabalhar de forma regularizada.
Romilde da Silva, que tem um salão de beleza no Itaim Paulista, foi umas das primeiras clientes do São Paulo Confia a aderir ao MEI. Ela conta que em sua atividade de cabeleireira passou por altos e baixos, chegando a trabalhar na garagem de sua sogra. Após a adesão, quando obteve o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), mudou o salão para a avenida e instalou uma máquina para recebimento com cartão de crédito. "Hoje o serviço mais desejado é a escova progressiva, que, além de ser trabalhoso, é caro, mas com a possibilidade de pagar com cartão de crédito vem pessoas até de Itaquera e Guaianases".
Euma Floriano da Silva, também cabeleireira, é outra que não vê a hora de ter a máquina de crédito em seu salão. "A clientela sempre pergunta: quando vamos instalar? Por enquanto, a adesão ao MEI me permitiu pagar o INSS, abrir o CNPJ e parcelar compra dos móveis e produtos para modernizar o salão", comenta Euma.
Dona de uma pequena mercearia na Brasilândia, Ernestina Batista Leite também é beneficiária da lei do MEI. "Trabalhar de forma clandestina é muito ruim. Não temos garantia de nada", diz. Após a adesão, Ernestina passou a contribuir para o INSS, pôde instalar a máquina de cartão de crédito e iniciou a execução de obras para ampliação de seu estabelecimento.

Vantagens
Para Hugo Duarte, da São Paulo Confia, cuja carteira de empréstimos é formada por mais de 10 mil empreendedores de baixa renda, a maior dificuldade inicial foi a desinformação. "A maior parte dos clientes trabalhava fora do mercado formal por não ver alternativas para deixar a informalidade. Isso criou desconfiança e resistência à adesão", explica. "Diante dessa constatação, buscamos promover campanhas e capacitar os agentes de crédito para divulgar, esclarecer e auxiliar os clientes sobre as vantagens de ser um MEI", conta Duarte.
O empreendedor que deixar a informalidade passa a fazer parte do CNPJ, o que possibilita a obtenção de empréstimos bancários, compra, venda e participação em licitações. Além disso, o empreendedor emite notas fiscais, o que reforça sua credibilidade com os clientes.
Outro benefício da lei do MEI é a contribuição ao INSS, que dá direito a Previdência Social, permitindo que o empreendedor possa requerer a aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade, auxílio-doença, acidente ou reclusão e pensão por morte. Sem falar na geração de emprego, já que o empreendedor poderá manter um empregado registrado, desde que ele receba um salário mínimo ou o piso salarial da categoria.
Podem aderir ao MEI os trabalhadores ambulantes, vendedores de cosméticos, verdureiros, cabeleireiros, eletricistas, encanadores, pedreiros, profissionais que trabalham com reciclagem, entre outros.

São Paulo Confia
O programa foi criado para orientar e direcionar microempreendedores em busca de crédito para montar ou ampliar o próprio negócio. O microcrédito é destinado a pessoas de baixa renda, independentemente de restrições cadastrais no SPC ou Serasa. Os empréstimos são concedidos por uma das 18 agências de atendimento para grupos formados por três a dez microempreendedores, do mesmo ou de diversos segmentos, que se unem e formam os chamados grupos solidários. Os valores são de, no mínimo, R$ 50 e, no máximo, de R$ 7 mil por pessoa e o pagamento das parcelas é realizado semanal ou quinzenalmente, com prazo de oito a 38 semanas, ou de 11 a 24 quinzenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.