FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 28 de julho de 2010

UNICID ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM O NATIONAL BOARD OF MEDICAL EXAMINERS‏

Universidade Cidade de São Paulo assina termo de cooperação com o National Board of Medical Examiners

A instituição é a primeira no país a participar de projeto piloto para avaliação médica em nível internacional

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) acaba de firmar acordo de cooperação internacional com o NBME - National Board of Medical Examiners (Conselho Nacional de Examinadores Médicos), organismo responsável pelo exame de licenciamento dos médicos nos Estados Unidos. A iniciativa, pioneira no país, visa avaliar a qualidade na formação e as competências profissionais de estudantes de Medicina.

O Curso de Medicina da UNICID foi convidado a participar do primeiro exame que aconteceu na semana passada. “Para a Universidade Cidade de São Paulo, este acordo simboliza uma conquista. Agora a Universidade passa a fazer parte de uma rede de colaboração internacional de escolas médicas e se abre para o mercado internacional”, destaca.

O exame denominado IFOM (International Foundations of Medicine), é coordenado pelo NBME e conta com a participação de escolas médicas dos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. A partir de agora contará também com a participação do Brasil. No exame foram avaliados conhecimentos médicos, habilidades para tomada de decisão, raciocínio clínico, e conceitos de ciências básicas aplicados à clínica. A prova, com 200 questões de múltipla escolha, focou casos clínicos das grandes áreas da Medicina: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia.

“Os resultados serão enviados individualmente a cada estudante pelo NBME, em setembro de 2010, e servirão para ajudá-los a reconhecer seus pontos fortes e aquilo que precisam melhorar em termos de conhecimentos clínicos. A gestão do Curso de Medicina receberá um relatório com o desempenho global dos estudantes e poderá utilizar essa informação para a melhoria contínua do seu currículo. Além disso, esta experiência serviu para que os docentes da UNICID tivessem contato com um modelo de exame que é referência de qualidade em avaliação, em todo o mundo”, afirma Bollela, que também é professor convidado do Instituto FAIMER (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research), um Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos com sede na Filadélfia e com um Instituto Regional no Brasil, com sede na Universidade Federal do Ceará.

Sobre o National Board of Medical Examiners (NBME)

Fundada em 1915, o Conselho Nacional de Examinadores Médicos é uma organização independente, sem fins lucrativos que realiza avaliações nos profissionais da Saúde. É também o organismo responsável pelo exame de licenciamento dos médicos nos Estados Unidos.

O curso de Medicina da UNICID

Na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID o Curso de Medicina segue um projeto didático inovador, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL- Problem Based Learning). Este método pedagógico leva à construção do conhecimento pelo aluno a partir da solução de problemas reais. Por isso, a diversidade de cenários de práticas do curso é alta, indo de vivências nos domicílios, creches e centros comunitários às Unidades de Saúde da Família, ambulatórios especializados, hospitais comunitários e hospitais de alta complexidade. O currículo é integrado em módulos constituídos por disciplinas básicas e planejado com base na relevância e necessidades sociais. Além disso, o modelo didático foca em competências, priorizando os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para formar o médico que o País necessita. A UNICID teve seu Curso de Medicina aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com a Portaria nº 2.968/02, de 24 de outubro de 2002, após um criterioso estudo feito pelo próprio Ministério e por conselheiros do Conselho Nacional de Educação. O curso veio coroar uma longa tradição da Universidade na área da Saúde, iniciada na década de 80, com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.



Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212
http://www.unicid.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.