FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Curta metragem faz nevar em viela do Parque do Carmo

Em plena tarde de sol da última quinta-feira, 12/08, nevou no distrito do Parque do Carmo. A neve era de mentira, lançada por máquinas de fazer espuma, mas não se tratava de nenhuma brincadeira. A Subprefeitura Itaquera acompanhou e apoiou a equipe de filmagem que gravava o curta metragem "A Grande Viagem", iniciativa que quebrou a rotina dos moradores da Rua Toledo Castelanos. Os vizinhos ficaram impressionados ao ver o muro da Viela 4 todo grafitado com desenhos e palavras em alemão e inglês, que faziam parte da representação do muro de Berlim, cidade por onde viajavam os protagonistas da película.

A diretora e roteirista Caroline Fioratti conta que a locação apareceu por acaso. "Viemos filmar dentro do Parque do Carmo, que eu não conhecia e achei incrível. Para aproveitar o dia de filmagem procuramos um muro próximo ao parque e descobrimos essa viela bem propícia ao dar uma volta pela região." relata. O curta retrata a história de um avô que vendeu guias de viagem durante sua vida inteira, mas nunca viajou. Após ser diagnosticado com mal de Alzheimer inicia uma incrível viagem através da imaginação ao lado de seu neto. A história é contada do ponto de vista da criança, mostrando aspectos comuns da infância e da terceira idade. É bonito, pois, não se trata de um filme sobre a doença, é mais sobre a imaginação do netinho", comentou o ator Abrahão Farc, que vive o idoso no curta.

Moradores curiosos pararam tudo o que estavam fazendo e ficaram olhando o cenário que quebrou a calma rotina da região. "Estou achando o máximo, nem tive coragem de levar minha filha na escola ainda para não deixar de ver a neve", comenta animada a dona de casa Maria José Gomes ao lado dos filhos. O que mais impressionava era a quantidade de sal grosso sobre o chão imitando neve e a névoa que caía apesar do sol forte. Muitas frases como "Einegro Reise be" e "Save our planet", respectivamente em alemão e inglês reforçavam a sensação de se estar diante do maior símbolo da Guerra Fria. Assuntos sérios como memória, perda, sonho e morte estão presentes na produção, concretizada após o roteiro ser premiado em um concurso do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.