FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Prorrogada a campanha de vacinação contra a poliomielite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2010 está prorrogada até esta sexta-feira, 20. No último sábado, 14, foram aplicadas 664.002 doses, o que representa 72,51% de cobertura. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de cinco anos de idade, de um universo de 891.935 crianças nessa faixa etária.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuarão de portas abertas, das 8h às 17h, e a relação dos locais de vacinação pode ser consultada pela Central 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa. Os pais devem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças, até mesmo para as que ainda não foram imunizadas contra a gripe A (H1N1).

Este é o 21º ano sem a doença no Brasil e o 31º de campanhas nacionais. O País não tem registro de casos de poliomielite desde 1989, porém a vigilância deve ser contínua, a fim de evitar a reintrodução dos poliovírus selvagens no Brasil, em razão dos casos importados provenientes de países em que a doença é endêmica.

Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença viral aguda em que 99% dos casos podem apresentar-se sem sintomatologia e aproximadamente 1% desenvolve a forma paralítica. Febre, mal-estar, cefaléia, distúrbio gastrintestinal e rigidez de nuca, acompanhada ou não de paralisia, fazem parte do quadro clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.