FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Campanha sobre artrite mobiliza dez capitais brasileiras‏

Cidades importantes de quatro regiões brasileiras sediam ações do Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatoide, onde serão fornecidas informações sobre a doença, a importância do diagnóstico e tratamento
Dez capitais brasileiras participam simultaneamente da campanha do Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatoide, celebrado no dia 12 de outubro (terça-feira). A ação, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos”, visa difundir informações sobre a doença em algumas das mais importantes cidades brasileiras: Aracaju, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e Recife. Médicos reumatologistas e folhetos levarão informações sobre a artrite para os pacientes, disponibilizando orientações de cuidado, prevenção e tratamento. Os interessados, pacientes ou familiares, poderão participar ainda de oficinas de origami, arte oriental que exige o trabalho das articulações, que são as regiões do corpo acometidas por essa doença. Embora os portadores de artrite tenham dificuldades em realizar movimentos que exijam esforço das articulações, a proposta da atividade é reforçar que uma melhor qualidade de vida para os pacientes é possível, com inclusão social e no mercado de trabalho – o que dá origem ao mote da campanha mundial.
No Brasil, a campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), alinhada com as ações globais do WAD (World Arthitis Day), e tem o envolvimento das sociedades locais de reumatologia e pacientes. Serão instaladas tendas com monitores e médicos em locais de grande circulação pública das dez cidades. O evento terá duração média de quatro horas em cada capital.

Em 2009, a campanha abrangeu seis cidades, prestando esclarecimento e atendimento a mais de 12,5 mil pessoas. “A grande participação popular em cada uma das cidades no ano passado mostrou-nos a importância de expandirmos esta iniciativa de responsabilidade social para cada vez mais pessoas e em todo o País. A artrite reumatoide é uma doença grave, que já atinge cerca de um milhão e meio de pessoas no Brasil. A detecção precoce dos sintomas é o melhor caminho para um tratamento eficaz”, alerta Ieda Laurindo, presidente da SBR.
Os interessados podem conferir, a qualquer momento, informações sobre o evento e a doença, além de matérias e notícias com dicas sobre saúde e entrevistas com especialistas no blog e twitter do evento. O blog e o twitter podem ser acessados, respectivamente, por meio dos endereços: diamundialdaarbrasil.com.br e twitter.com/diamundialarbr. Mais informações sobre artrite reumatóide e outras doenças tratadas por reumatologias podem ser obtidas também no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia (reumatologia.com.br).
Sobre o Dia Mundial e a artrite reumatoide

O Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatoide é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007 e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (http://www.worldarthritisday.org/).
A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades. Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.