FIQUE POR DENTRO

domingo, 5 de setembro de 2010

Ecoponto Parque Guarani beneficia 4 distritos da região de Itaquera

Você sabe o que é um Ecoponto? Os Ecopontos são espaços da Prefeitura de São Paulo que recebem resíduos de construção e demolição, como entulho, azulejo e cimento. E também detritos volumosos como madeira, móveis velhos e sobra de podas. Além de reservar uma parte aos materiais recicláveis como, metal, plástico, vidro e papel.
A Subprefeitura de Itaquera possui um desses postos de coleta, o Ecoponto Parque Guarani, que oferece aos quatro distritos, Cidade Líder, Itaquera, Parque do Carmo e José Bonifácio, uma solução para melhorar o ambiente dos bairros, com a coleta gratuita de entulhos em calçadas, boca de lobo evitando assim a proliferação de animais.
Trata-se de uma proposta inteligente para melhorar a qualidade de vida das pessoas, colocando fim ao estoque de detritos que são jogados irregularmente nas ruas, praças, rios e também em terrenos baldios. “É importante manter os espaços públicos limpos, pois toda a sujeira acumulada é uma agressão a saúde pública. Com o Ecoponto evitamos enchentes e, consequentemente a proliferação de animais transmissores de doenças”, explica o subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura.

O limite diário de recolhimento é de um metro cúbico por pessoa, ou seja, o equivalente a uma caixa d’água de mil litros ou a 25% de uma caçamba. A única restrição é para lixo orgânico, hospitalar, industrial, cargas com excessos de gesso, espelhos, lâmpadas, pilhas, baterias e telhas de amianto.
Agostinho Fiorine é responsável pelo Ecoponto do Parque Guarani há um ano e meio. “Sou funcionário público municipal há 18 anos. Hoje presto serviço no Ecoponto, recebendo entulhos que poderiam estar causando grandes transtornos aos moradores dos bairros”, declara. A quantidade de entulho que o Ecoponto do Parque Guarani recebe vem aumentando semanalmente. Os materiais volumosos, como sofá e madeira, são mandados para a reciclagem. “Assim, todos saem ganhando”, comemora Fiorine.
No ano de 2009, foram recolhidos de fevereiro a dezembro o total de 581.25 toneladas de resíduos. E deste janeiro deste ano até julho, já foram recolhidos mais do que o total do último ano inteiro, sendo retirados 694.75 toneladas de resíduos.

SERVIÇO:

Ecoponto Itaquera
Rua Manuel Alves da Rocha, nº. 584 - Parque Guarani
Fone: 2051-9548
Funcionamento:
Segunda a sexta: das 8 às 17h
Sábado: das 8 às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.