FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reumatismo e osteoporose em crianças

Conhecidos por acometerem pessoas em idades mais avançadas, os especialistas chamam a atenção da população para o fato que os reumatismos e mesmo a osteoporose podem atingir crianças e adolescentes. Esses temas, entre muitos outros, estarão em destaque no 28º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorre em Porto Alegre, de 18 a 22 de setembro. O evento terá uma série de novidades e reunirá cerca de dois mil pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater a importância do diagnóstico, a adoção de tratamentos adequados e o papel da reumatologia na atualidade.
De acordo com Fernando Neubarth, presidente do Congresso, doenças como reumatismo são relacionadas com pessoas idosas. Porém, é importante alertar que pacientes jovens também apresentam o problema. “Vemos nos consultórios também crianças e adolescentes com reumatismo e isso demanda uma abordagem médica específica. Tanto em crianças quanto em adultos, é muito importante que a doença seja diagnosticada o quanto antes, pois se forem tratadas num momento precoce temos muito a fazer para assegurar um bom tratamento”, diz o médico, alertando que são centenas as doenças classificadas como reumatismo e a especialidade deveria ser ainda mais conhecida e requisitada pela população em geral.
Além disso, reforça Neubarth, mesmo uma doença como a osteoporose pode afetar a população infantil, o que pode refletir em outros graves problemas e será bastante discutido no evento. “No caso da osteoporose é importante também discutir mais os aspectos preventivos, e isso também começa na infância e adolescência, mudando hábitos de vida, alimentação e exercícios adequados, evitando assim a necessidade de tratamentos futuros”.
Fibromialgia e dor crônica
Durante o evento, outra novidade será a apresentação dos novos critérios na compreensão e no tratamento da fibromialgia, uma doença que depende de achados bem específicos para o diagnóstico e que apresenta dores e contraturas musculares, distúrbios do sono e variados sintomas como dor de cabeça, problemas na pele, gastrointestinais entre outros. “A partir de um primeiro consenso organizado recentemente pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, discutimos diretrizes para um tratamento apropriado para quem tem essa doença”, explica o Dr. Neubarth. Também serão discutidos novos tratamentos para a artrite reumatóide, doença que afeta 1,5% da população em todo o mundo e que pode limitar muito a vida do paciente, inclusive com repercussões no trabalho. E ainda no campo das artrites inflamatórias a discussão se dá com novos conhecimentos sobre a imunogenética, que é base para novos e futuros medicamentos. Outros problemas de saúde pública e que serão discutidos no Congresso são os tratamentos para as artrites associadas à psoríase, que tem boas novidades com a chegada dos imunobiológicos que oferecem resultados promissores e serão bastante discutidos no evento. Também a dor crônica, muito associada às doenças reumatológicas e que requer uma orientação adequada. “Existe muita polêmica envolvendo a dor crônica, contudo o desafio dos médicos está na associação de medicamentos e os riscos da automedicação”, diz Neubarth.

Envelhecimento e vida saudável
Também a prevenção e o envelhecimento saudável, um desafio na atualidade e para o futuro, serão debatidos pelos médicos durante o evento. “Temos que reiterar a importância de um estilo de vida apropriado, a prática de atividades físicas regulares e a realização de exercícios adequados, sem sobrecarga e com alongamentos. Essas são recomendações e uma mensagem importante de reumatologistas, é preciso evitar o sedentarismo, mas com cuidado e preservando bem as articulações”, afirma o especialista.

Site oficial do evento: http://www.reumato2010.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.