FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mineiros do Chile : Óculos utilizados tem função protetora para readaptação à luz natural



Quando assistimos a saída dos 33 homens que ficaram 69 dias a 700 metros de profundidade na mina San Jose no deserto de Atacama, no Chile, um detalhe chamava a atenção a cada resgate feito pela cápsula Fênix 2, todos deixavam a cápsula usando óculos escuros.

Os óculos, dotados de lentes com radar polarizados, conforme foi informado, são importantes e tem função de proteção para essas pessoas que passaram quase 70 dias sem ver a luz natural.

Os mineiros precisarão passar por uma espécie de descompressão com readaptação em várias áreas do organismo, e os olhos estão entre os alvos dos impactos, sintetiza o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). O organismo humano te nde a se adaptar às situações mais adversas e neste caso, o mineiros, embora já estivessem habituados a trabalhar longe da luz do sol, passaram um tempo recorde distante da luz natural. A função dos fotorreceptores neuronais reponsáveis pela visão no ambiente claro e visão de cores, os cones, trabalharam em situação basal enquanto os bastonetes, reponsáveis pela visão no escuro, foram muito exigidos. Ao voltar à superfície não estavam preparados para enfrentar o impacto da luminosidade. Segundo Canrobert, a adaptação do organismo para utilização desses pigmentos deve ser gradual.

Vitaminas e Riboflavina - O oftalmologista diz que os mineiros passaram por uma situação nova sobre a qual pode-se fazer deduções que orientaram os tratamentos que estão recebendo neste momento. "Nossos olhos são cenário de uma grande combustão bioquímica decorrente da sua função fotossensível. Suas membranas transparentes são al vo dos raios ultravioleta, especialmente os do tipo B, mais nocivos. A ação desses raios ultravioleta é extremamente oxidante e os produtos dessas reações determinam danos irreparáveis se as vitaminas A,C, E e a riboflavina - antioxidantes primários -,não forem consideradas na alimentação balanceada que receberam. A rodopsina, pigmento derivado da Vitamina A, consumida na função de enxergar, foi, nesse período, pouco utilizada pelos cones, mas violentamente consumida nos bastonetes."

Canrobert explica que os óculos com lentes polarizadas acrescentam um diferencial nessa readaptação do organismo, pois filtram até 99% do brilho ou luz refletida na horizontal, muito comum no amanhecer e no crepúsculo deixando passar apenas a luz vertical. Considerando que a musculatura da íris responsável pelo fechamento da pupila (miose) quando os olhos são expostos à luz permaneceu praticamente em desuso nesses 69 dias, também aq ui as lentes que filtram os raios UVA e UVB são extremamente importantes na proteção das lentes naturais do olho, córnea e cristalino, e também dos neurônios da retina.

Agora, os mineiros serão tratados de forma a repor os nutrientes que também foram perdidos pelas condições em que ficaram e não apenas no que diz respeito à visão, porque vários órgãos devem ter sido levados a uma hipofunção tendendo inclusive a atrofia, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.