FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

NEOTECIDOS DIMINUEM O RISCO DE INFECÇÕES HOSPITALARES

Em razão de sua tecnologia de fabricação, os nãotecidos especificamente projetados para área médica hospitalar conferem aos artigos cirúrgicos barreira bacteriana, que previne a disseminação de infecções resultantes do contato direto entre a equipe médica e/ou de enfermagem e o paciente. São enormes, portanto, as vantagens do uso do nãotecido, quando comparados a produtos tradicionais. A confecção destes artigos cirúrgicos é realizada em Salas Limpas e, por destinarem-se a centros cirúrgicos, devem ser esterilizados. Após sua utilização, recomenda-se a incineração ou descarte em aterro sanitário apropriado. Outra característica importante é o conforto proporcionado por esses produtos. A indústria procura desenvolver nãotecidos cada vez mais leves, utilizando-se de tecnologias de ponta que permitam sua fabricação já com a citada barreira, de sorte a não abdicar da segurança.

Essas tecnologias, utilizadas na fabricação dos nãotecidos no Brasil, são equivalentes àquelas usadas nos Estados Unidos, países europeus e asiáticos, que se utilizam cada vez mais dos nãotecidos em substituição aos tecidos.

As principais tecnologias utilizadas para a linha de produtos da área médico-hospitalar são:
- Meltblown (fabricados com jatos de ar de alta pressão) que possibilita a confecção de artigos hospitalares com barreira bacteriana;

- Spunbond que permite a ventilação dos paramentos, máscaras, campos cirúrgicos, etc., sem comprometer a barreira bacteriana;

- Spunlace confeccionados com fibras artificiais de alta absorção para usos em compressas e campos cirúrgicas, além de aventais.

No Brasil, o uso de nãotecidos descartáveis médicos é, ainda, muito baixo em comparação com os Estados Unidos, Europa e Ásia, apresentando um índice de penetração em torno de 10%, contra 70% na Europa e 90% nos EUA. Isso descortina para os fabricantes nacionais enormes possibilidades de crescimento de vendas.

Para saber mais sobre os nãotecidos e seu uso hospitalar, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) fará realizar um Curso de Descartáveis Médicos, a ser ministrado pelo internacionalmente renomado engenheiro Jean-Michel Anspach, diretor técnico e educacional da EDANA – Associação Européia de Nãotecidos e Descartáveis, durante a NT&TT Show 2011 – Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos a se realizar de 26 a 28 de outubro de 2011 no Expo Center Norte, em São Paulo.
Sobre a Abint

A Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (Abint) é uma entidade que representa os interesses de seus associados em todas as esferas de relacionamento, trabalhando para defender os interesses gerais do setor, buscando via competitividade, tecnologia e recursos humanos, promover o desenvolvimento e o crescimento do mercado de nãotecidos e tecidos técnicos no Brasil.
A Associação também atua em conjunto com seus associados na divulgação dos nãotecidos e tecidos técnicos, e de suas inúmeras atuais e potenciais aplicações. Participa de forma efetiva na coordenação e elaboração de normas técnicas, buscando a qualidade e incentivando o ensino e a formação de profissionais para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.