FIQUE POR DENTRO

domingo, 3 de outubro de 2010

Tratamento estético à base de alimentos

           
Agora é a hora de se preparar para o próximo verão. Se a dieta diária for seguida corretamente, os alimentos vão dar à pele a beleza e a jovialidade que toda mulher busca, sem uso de cosmético ou bisturi.

 
Cosméticos, clínicas dermatológicas, cirurgias plásticas, enfim, há tantas opções à disposição para a conquista de um corpo mais bonito e atraente. O brasileiro já é o terceiro do mundo que mais consome produtos para eliminar rugas, flacidez e celulite, dentre outros sinais desagradáveis do tempo. Segundo dados do setor, 80% das vendas desses produtos acontecem nos meses que antecedem o verão. A corrida à perfumaria vale também para os cremes emagrecedores, de combate à celulite e protetor solar.
Mesmo com todo este aparato estético disponível, você já se deu conta de que existem métodos mais fáceis, sadios e até mesmo mais baratos para conquistar um corpo bonito, livre dos inimigos estéticos, livre dos componentes químicos dos produtos, além de manter uma ótima saúde?
Pensando nisso, o professor de Cosmetologia e Diretor da  IPUPO CONSULT, consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro, Maurício Pupo, desenvolveu uma dieta diária com alimentos que fazem a diferença. "Ninguém precisa necessariamente deixar de comer o que gosta. Simplesmente acrescente alimentos poderosos na dieta do dia-a-dia. São alimentos saborosos e saudáveis que, certamente, vão manter a pele mais jovem, livre de manchas e de rugas", explica Pupo.

Veja abaixo, o que acrescentar a sua dieta diária para conquistar um belo corpo:

SEGUNDA-FEIRA:
1- Café da Manhã: 1 copo de suco de romã  como desjejum. Fonte de ácido elágico que clareia a pele, combate os radicais livres e mantém a pele protegida das rugas e dos malefícios causados pelo sol.
2- Almoço: É fundamental incluir a soja. Na forma de grãos ou na forma do queijo Tofú. A soja é rica nas isoflavonas que atuam estimulando a regeneração das células da pele.
3- Lanche da tarde: Aproveite para ingerir uma porção de abacate. Rico em ácidos graxos essenciais, o abacate ajuda a manter a pele hidratada e os cabelos brilhantes.
 4- Jantar: Aproveite o momento de relaxamento e, antes do jantar, coma uma porção generosa de oleaginosas como castanhas, nozes, avelãs, pistaches ou macadâmias. Fonte de ômegas-3 e 6 estes alimentos podem reduzir rugas e manter a pele saudável ao longo dos anos.
5-  Ceia: Para não perder o costume e para quem gosta de tomar um copo de leite ao deitar, a dica é usar o leite de soja, rico em isoflavonas, com 1 colher de chá de cacau em pó orgânico. O cacau não é chocolate. O cacau é a uma das maiores fontes de antioxidantes da natureza e, além de prevenir rugas, ainda aumenta a irrigação sanguínea da pele.

TERÇA-FEIRA:
 1- Café da Manhã:  Acrescente o pão integral, uma grande fonte de fibras e vitaminas do complexo B, com pasta de castanhas. As castanhas, além de ricas em selênio, são fontes de ômega-6, um dos responsáveis pela fabricação das ceramidas da pele. O resultado é uma pele mais hidratada e protegida.                         
2- Almoço: Hoje comece sua refeição com as cores vermelha e laranja. Cenoura, beterraba, abóbora. Estes alimentos são ricos em betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, um elemento importantíssimo para a manutenção da capacidade de renovação celular.
3- Lanche da tarde:  2 copos ou duas xícaras de chá branco, encontrado em casas de produtos japoneses, farão com que os radicais livres, que são nocivos e destroem o colágeno e a elastina da pele, sejam neutralizados. Se você trabalha demais, dorme de menos ou ainda é muito estressado, tome chá branco o dia todo.
4- Jantar: Acrescente hoje um refogado de brócolis. Sempre cozido ao vapor para conservar suas propriedades, o brócolis é fonte de carbinóis que são substâncias que protegem a pele contra a poluição fazendo uma verdadeira faxina contra as toxinas geradas ou absorvidas durante o dia.
5-  Ceia: Termine o dia com mais uma xícara de chá branco, lembrando que o chá branco contém um teor maior de antioxidantes que o chá verde. Isso significa tratar da pele e do corpo enquanto você dorme.

 QUARTA-FEIRA:
 1-Café da Manhã: Hoje é dia de colocar o vermelho no café da manhã. Comece o dia protegendo sua pele. Coma uma goiaba vermelha inteira como desjejum. Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, maior que a laranja, a goiaba ainda fornece o precioso licopeno, um carotenóide, tipo de vitamina A, que protege a pele contra a radiação solar e contra as rugas causadas pelo sol.                       
2- Almoço: Você já ouviu falar em Quinua Real? Quinua Real é um cereal nativo dos Andes e considerado hoje como uma das maiores fontes de proteína, sendo inclusive mais nutritiva que o leite materno. Duas ou três colheres de sopa irão fornecer proteínas de alto valor biológico fundamentais para sua pele fazer um colágeno e elastina mais fortes, combatendo assim a flacidez que vem com a idade. Não nos esqueçamos que as proteínas também são fundamentais para os cabelos e as unhas.
3- Lanche da tarde:  Compre uma barra de chocolate com 70% de cacau e coma aproximadamente 25 a 30g (uma barrinha pequena). Contendo menos gordura e menos açúcar este tipo de chocolate, além de engordar menos, ainda fornece os preciosos antioxidantes do cacau que aumentam a circulação sanguínea da pele tornando - a muito mais viva e saudável, além de combater os radicais livres.
4- Jantar: Que tal um tagliatele ao pomodoro? As massas quando bem preparadas e temperadas, além de deliciosas, ainda podem contribuir para a saúde da pele. Cozinhe o tagliatele e coloque num prato adicionando um molho feito com puro tomate, sem carnes, sem cremes e queijos gordurosos. Depois regue com azeite de oliva extra virgem à vontade. O tomate fornece o carotenóide licopeno, um tipo de vitamina A, capaz de prevenir rugas e proteger a elastina da pele. O azeite de oliva extra-virgem contém preciosos antioxidantes que favorecem todo metabolismo da pele.
5-  Ceia: Numa ceia mais leve que tal uma porção de maçãs cozidas ao vinho? Enquanto a maçã é rica em ácido ursólico, outro antioxidante natural, o vinho fornece os polifenóis que prolongam a vida das células. É este o segredo da longevidade dos italianos.

QUINTA-FEIRA:
 1- Café da Manhã:   Precisando de mais energia na semana que termina, que tal uma porção de frutas ricas em vitamina C com mel de abelhas orgânico? Kiwi, goiaba vermelha, laranja-lima, melão, tudo isso regado com puro mel de abelhas. Enquanto as frutas fornecem vitamina C, fundamental para a produção de colágeno para a pele, o mel fornece enzimas e açúcares naturais que fornecem energia para as células.                     
 2- Almoço: Você gosta de comida japonesa? Então hoje é dia de algas marinhas. Importantes fontes de iodo e de minerais raros encontrados apenas no mar, as algas estimulam o funcionamento das enzimas da pele acelerando o metabolismo e mantendo as células mais ativas por mais tempo.
3- Lanche da tarde:  Café! Se você é daqueles que não vive sem o cafezinho, pode relaxar.. Estudos comprovam que o café é rico em antioxidantes que neutralizam os radicais livres nocivos para a pele. Porém, evite adoçá-lo com açúcar. Prefira a stévia pura. O açúcar destrói nosso colágeno acelerando o envelhecimento da pele.
 4- Jantar: Pizza Vegetariana com massa integral, tomates secos, muzzarela de búfala e azeite extra-virgem de olivas. Lembrando que o tomate contém um filtro solar natural, que a muzzarela de búfala é fonte de aminoácidos para a pele e cabelos e que o azeite extra-virgem de oliva é rico em antioxidantes que neutralizam radicais livres.
 5-  Ceia: Para um sono leve e repousante, o que também ajuda a manter a pele mais jovem, adote o hábito de ingerir chá de erva-doce ao deitar. Rico em enzimas antioxidantes a erva-doce já é usada em alguns países do mundo em cremes anti-rugas por suas propriedades de defender a pele contra toxinas e contra os radicais livres. Adoce sempre com stévia puro ou mel orgânico.

 SEXTA-FEIRA:
 1- Café da Manhã:  Fim de semana é clima de festa. Que tal pensar em chamar a turma dos lactobacilos para festejar? Um copo de iogurte natural, de preferência aquele feito em casa, fornece os lactobacilos necessários para a correta absorção dos alimentos. Isto é, sem os lactobacilos que nos ajudam a digerir e assimilar os nutrientes da nossa dieta, de nada adianta todo cuidado que tomamos até aqui.                          
2- Almoço: Que tal trocar os feijões pelas lentilhas? Elas fermentam menos e fornecem também as proteínas necessárias para a pele produzir unhas e cabelos saudáveis. Unhas e cabelos são proteína pura. Fornecer proteínas de boa qualidade é fundamental!
3- Lanche da tarde:  Um copo de suco de uvas. Obviamente sem açúcar e adoçado de maneira natural com stévia ou mel, as uvas roxas fornecem os mesmos antioxidantes que o vinho ajudando no combate das manchas da pele. Abuse do suco de uva.
 4- Jantar: Nada de álcool, ok? Álcool não é bom nunca. Comemore a sexta-feira com sucos de frutas exóticas, como o açaí, por exemplo. Para acompanhar o jantar um copo de suco de açaí fornece a sua pele os mesmos polifenóis antioxidantes do vinho protegendo, hidratando e clareando as manhas da pele.
5-  Ceia: Uma porção do típico mamão brasileiro ajuda o metabolismo, a hidratação e fornece boas quantidades de beta-caroteno que mantém a pele mais jovem e protegida do sol.

SÁBADO
1- Café da Manhã: No sábado geralmente acordamos mais tarde e nos preparamos para o final de semana.. As castanhas do Pará, típicas do Brasil, fornecem todo selênio que precisamos para prevenir o envelhecimento da pele, quer frente ao sol do final de semana, quer frente à fumaça do cigarro alheio dos bares e boates. Coma 3 a 4 castanhas sempre que precisar de proteção extra.                           
 2- Almoço: No sábado seja mais light. Comece o almoço com uma salada de frutas: melão, melancia, pêra, maçãs, uvas e laranja são importantes fontes de ácido ferúlico..  As frutas ingeridas antes do almoço irão fazer você comer menos e, graças ao ácido ferúlico, manter a pele e os cabelos protegidos contra radicais livres, poluentes e toxinas.
3- Lanche da tarde:  No shopping Center, o que comer? A resposta são as deliciosas tortilhas de trigo integral e recheadas de milhos verdes. Além de todos os benefícios do trigo integral o milho irá fornecer os pigmentos amarelos ou carotenóide essenciais para a multiplicação das células da pele e dos cabelos.
4- Jantar: Jantando num restaurante árabe? Que tal experimentar um coalho? Fonte de proteínas e aminoácidos, importantes para a síntese das proteínas da pele, o coalho contém ainda os fatores de crescimento que estimulam o crescimento  das nossas células
5-  Ceia: O chá verde, além de digestivo, fornece à pele uma fantástica proteção para o colágeno através de seus antioxidantes. Assim, você consegue retardar o envelhecimento da pele.

DOMINGO
 1- Café da Manhã:  No dia de ficar com a família, que tal começar o dia com um capuccino à moda italiana? No lugar de chocolate use o cacau puro e uma pitade de canela. Enquanto o cacau faz uma verdadeira faxina na pele limpando todas as toxinas e radicais livres a canela, graças aos seus óleos essenciais, estimulam a absorção do cacau pelo intestino, fazendo-o chegar muito mais rapidamente à pele.                         
 2- Almoço: Outro remédio para a pele e típico da Itália são as alcachofras. Prepare você mesmo os brotos de alcachofra com azeite extra-virgem de oliva. A alcachofra é riquíssima em polifenóis que protegem todo nosso corpo contra o envelhecimento e na pele ajuda a clareá-la e a prevenir rugas.
 3- Lanche da tarde:  Capriche mais no domingo. Na Itália se come um prato de frutas chamado pelos italianos de "frutti di bosco" ou frutas do bosque. Uma taça contendo cerejas frescas, mirtilo e amoras. Essas frutinhas arroxeadas são riquíssimas em substâncias chamadas antocianidinas que são capazes de fazer um verdadeiro milagre na pele. Estas substâncias protegem o colágeno, previnem o envelhecimento e as manchas escuras, além de eliminar toxinas da pele.
4- Jantar: O jantar do domingo tem que ser leve para compensar os possíveis excessos cometidos. Uma porção de frutas com semente de linhaça dourada torrada e moídas pode fornecer uma boa quantidade de ômega-3. A linhaça é uma das maiores fontes de ômega-3 do reino vegetal que ajuda a manter a pele hidratada e protegida contra a inflamação e conseqüentemente das rugas, estrias e até dos cabelos brancos.
5-  Ceia: Terminamos a semana como começamos. Suco de romã, rico em ácido elágico, um potente antioxidante, irá neutralizar uma parte dos exageros que cometemos no final de semana, além de preparar a pele e o corpo para a próxima semana que vem aí.

Fonte: Professor Maurício Pupo
Prof. Maurício Pupo, Diretor da  IPUPO Consultoria em Desenvolvimento Cosmético e Coordenador da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO em parceria com a Unicastelo. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.