FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

UNICID oferece tratamento gratuito com Pilates para dor lombar crônica

Pessoas de 18 e 60 anos, que não tenham feito nenhum tipo de tratamento há seis meses e que estão a espera de atendimento, podem procurar o serviço da UNICID

O Programa de Mestrado em Fisioterapia acaba de criar programa de tratamento gratuito baseado no método pilates para pacientes com dor lombar crônica, doença que atinge 80% da população um pelo menos um episódio durante a vida, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Os encontros acontecem as segunda à quinta-feira, das 9h30 as 14h, no programa de Mestrado em Fisioterapia e incluem entrevista, exercícios terapêuticos e uma cartilha de orientação postural, para pacientes com dor lombar crônica sem uma causa específica, persistente por mais de três meses, sem irradiação para as pernas. As atividades são acompanhadas por uma equipe composta pela professora da Universidade, Cristina Maria Nunes Cabral, além de alunos do programa de Mestrado. Podem participar pessoas com idade entre 18 e 60 anos, que não tenham feito nenhum tipo de tratamento fisioterápico há seis meses e que estão a espera de atendimento. Para ser avaliado é preciso agendar uma avaliação pelo telefone 2178-1240.

O tratamento faz parte de um trabalho de pesquisa que está sendo desenvolvido pelo programa de Mestrado para avaliar a eficácia do método Pilates no tratamento de dor lombar crônica. “Apesar de muito difundido, as evidências científicas sobre a aplicação do Pilates na dor lombar são escassas. Essa é uma das razões pelas quais estamos realizando este estudo”, afirma a pesquisadora.

Segundo ela, durante seis semanas, os pacientes serão avaliados para medir a eficácia do Pilates. “O que os trabalhos previamente publicados dizem é que o método é eficiente na melhora da dor e função de indivíduos com dor lombar crônica. Porém, esses estudos incluíram poucos pacientes e são limitados em relação às formas de avaliação dos pacientes, razão pela qual estamos propondo este estudo atual”, explica.

Sobre o Pilates

O método Pilates é uma técnica que abrange exercícios de alongamento e força voltados para o desenvolvimento do corpo e da mente, sendo capaz de aumentar a consciência corporal, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e força muscular, além de melhorar a respiração e o condicionamento. Além disso, quando bem executado e bem orientado, corrige a postura e previne de lesões, e tem sido recomendado no tratamento da dor lombar, pois promove melhora da função e redução da dor.

SERVIÇO



Tratamento gratuito com Pilates para dor lombar crônica

Atendimento: segunda à quinta-feira, das 9h30 as 14h

Endereço: Rua Melo Peixoto, 1.243, Tatuapé – São Paulo – SP.

Informações: 2178-1240



Universidade Cidade de São Paulo

Rua Cesário Galeno, 448/475, Tatuapé – São Paulo – SP.

Tel.: 11 - 2178 1212 - www.unicid.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.