FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CDHU irá construir 2.550 moradias para famílias das bacias Guarapiranga e Billings

A previsão é que as obras tenham início até dezembro de 2010; as moradias serão edificadas de acordo com o novo padrão de construção da CDHU, adotado na atual gestão

No último sábado, 22 de outubro, o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, e o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, vistoriaram o bairro Cantinho do Céu, Zona Sul, uma das 45 áreas que serão urbanizadas pelo "Programa Mananciais – Vida Nova", uma iniciativa da Prefeitura.

Entre as ações previstas no projeto, A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) irá construir 2.550 unidades habitacionais, para famílias que serão removidas de áreas de risco ou de preservação ambiental das Bacias Hidrográficas Guarapiranga e Billings. No local de onde as pessoas serão retiradas será construído um parque linear, para proteção de ocupação de uma área de 50 metros entorno do espelho d'água.

"A meta é urbanizar locais onde hoje existem favelas. Vamos proteger os mananciais e transformar submoradias em verdadeiros bairros", disse o governador Alberto Goldman durante a visita.

Com investimento de aproximadamente R$ 188 milhões, a CDHU pretende iniciar as obras de pelo menos 180 moradias, até dezembro. As outras 2340 unidades deverão ser construídas em 2011. Todas serão construídas de acordo com o novo padrão de construção da CDHU, que inclui melhorias como aquecedor solar e piso cerâmico em todos os cômodos, além azulejo na cozinha e no banheiro.

"Com essas moradias vamos desadensar as áreas de risco e proteção. Contribuiremos para o projeto de parcelamento do solo e na regularização do bairro" falou Antônio Lajarin, assessor da CDHU.

Para o prefeito Gilberto Kassab, a reestruturação do bairro terá impacto direto na qualidade de vida de todos os moradores da cidade. "Melhoramos a qualidade de vida dessas pessoas e com a proteção deste manancial, garantimos o abastecimento de água de toda cidade", disse o prefeito.

Além da remoção das famílias que vivem em áreas de preservação permanente e de risco, os 45 loteamentos precários das bacias Guarapiranga e Billings passarão por obras de drenagem, implantação de sistema de água e esgoto, contenção de encostas, canalização de córregos, criação de sistema viário, criação de parques e áreas de lazer, que serão executados em parceria pela prefeitura e Governo do Estado.

O Programa Mananciais - Vida Nova, da Prefeitura de São Paulo, visa recuperar e proteger as represas, rios e córregos utilizados para o abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e melhorar a qualidade de vida da população residente em áreas de mananciais. Além da CDHU, participam do projeto Governo do Estado (Secretarias de Saneamento e Energia, do Meio Ambiente e Sabesp), e as Prefeituras de São Bernardo do Campo e de Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.