FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de novembro de 2010

Concurso de arte e saúde da Mooca

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Fábio da Silva Prado e da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Neusa Bassetto venceram o 1º Concurso Cultura e Arte para a Saúde da Mooca. Eles foram premiados com laptops por vídeos e desenhos que tratam da prevenção do câncer de intestino. A EMEF conquistou o 1º lugar com o vídeo A Força do Rap e a EMEE com o melhor desenho e com os terceiros lugares da mesma categoria e de um curta-metragem mudo sobre alimentação saudável. A iniciativa, do Instituto Angelita e Joaquim Gama, teve participação de 17 escolas públicas e privadas da região.

A maioria dos trabalhos provoca o espectador para o fato de ele poder optar entre ter uma vida saudável ou não. O desenho de Aline Chapar Almeida de Souza, 14 anos, retrata uma pessoa obesa que come exageradamente e outra que tem uma alimentação mais balanceada. Com isso, deu seu recado. A qualidade dos trabalhos rendeu à EMEE o prêmio de melhor escola do concurso e por isso ganhará uma sala de artes equipada com cinco Macintosh (computadores da Apple), impressora e scanner.

Comunidade

O concurso foi idealizado em setembro, como forma de complementar o Programa de Prevenção e Rastreamento do Câncer de Intestino, que já vinha sendo realizado pelo instituto, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, na comunidade da Mooca. "O objetivo era aumentar a participação e o conhecimento da comunidade e pensamos que a criança seria um bom alvo para o ensino de hábitos saudáveis, que terão implicações para o resto da vida", explica Igor Proscurshim, médico assistente do instituto e um dos organizadores do concurso. "Isso é algo que você aprende melhor quando criança, sendo muito difícil mudar no adulto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.