FIQUE POR DENTRO

sábado, 18 de dezembro de 2010

ÓLEO DE AMENDOIM SEMENTES ESPERANÇA É DICA NO PREPARO DE RABANADAS PARA O NATAL

Para garantir uma sobremesa crocante, o óleo de amendoim, resistente a altas temperaturas, é o mais indicado na hora de fritar essas pequenas delícias

Símbolo de prosperidade e fartura, a rabanada é uma sobremesa fácil de preparar, mas nem por isso menos apreciada pelos paladares mais exigentes. Seu nome é originário da região norte do Rio Mondego, em Portugal. Ao sul de Mondego, a sobremesa costumava ser conhecida como fatia dourada ou ainda fatia de mulher parida e fatia de parida. Isso porque, as pequenas delícias fariam parte da dieta recomendada às recém-paridas em resguardo, ajudando-as a produzir leite.
Sem cerimônia, no Brasil, a herança lusitana está presente no café da manhã dos nordestinos durante o ano todo, sem data certa para saciar-lhes o apetite. No Sul e Sudeste, muitas vezes acompanhadas por geléias e preparadas com licores, a sobremesa conquistou lugar certo nas ceias de Natal, acompanhando a evolução de hábitos religiosos portugueses, como a própria “consoada” (ceia). Ali, o jejum durante as vigílias que celebravam o nascimento de Jesus foi, aos poucos, substituído pela refeição farta, celebrada no dia 24 de Dezembro.

ALIMENTO MAIS NUTRITIVO

Sem cheiro ou sabor, o óleo de amendoim é mais resistente do que os demais óleos e azeites, quando exposto a altas temperaturas. “Enquanto outros tipos de óleos vegetais e até mesmo o azeite extra-virgem passam a perder nutrientes quando aquecidos a um calor superior a 180º, como é o caso da fritura, o óleo de amendoim resiste a 220º, perdendo, portanto, menos nutrientes e deixando os alimentos menos carentes de seus compostos naturais. Isso significa que o óleo de amendoim é, comparativamente, mais resistente à oxidação, além de não engrossar, não soltar fumaça nem escurecer durante o processo de fritura”, explica o engenheiro de alimentos da Sementes Esperança, Rafael Bedore.

FAÇA SUA RABANADA

A receita de rabanada é muito simples e pode ser preparada facilmente. Basta aproveitar pães adormecidos, cortando-os em rodelas, umedecê-las em leite, passar as fatias em ovos peneirados e ligeiramente batidos e fritá-las em óleo quente. A dica de Bedore é utilizar a gordura certa, para que a sobremesa fique crocante por fora e macia por dentro. “O óleo de amendoim é mais resistente à oxidação do que outras gorduras vegetais, além de evitar a perda de nutrientes do alimento, irá garantir a crocância e o sabor do prato”, afirma. Fritas, basta escorrer as fatias e envolvê-las em açúcar e canela. Para receitas mais elaboradas, vinho tinto ou branco pode ser adicionado ao leite para hidratar as fatias. Nesse caso, além de polvilhar as rabanadas com açúcar e canela, pode-se regá-las com calda de açúcar ou mel.

No dia da ceia, não é preciso sequer lavar os pratos. Seguida à risca, reza a tradição portuguesa que os restos de comida podem ficar à mesa, em respeito aos mortos da família ou para que o Menino Jesus venha se alimentar.


DICA DE RECEITA SEMENTES ESPERANÇA

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
10 fatias de pão francês amanhecido
3 ovos batidos com 1 pitada de sal
Óleo de amendoim Sementes Esperança para fritar
Açúcar refinado misturado à canela em pó



Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misture o leite condensado com o leite. Umedeça as fatias de pão nessa mistura. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrer um pouco antes de passá-las no ovo batido. Coloque óleo de amendoim Sementes Esperança em uma frigideira antiaderente e vá fritando as rabanadas no óleo quente, até que estejam douradas e crocantes. Nesse ponto, retire-as e escorra em papel absorvente. Passe as fatias na mistura de açúcar com canela e sirva em seguida. Para enfeitar o prato utilize calda de caramelo, chocolate ou morango ou ainda algumas gotas de groselha.



Sobre a Sementes Esperança

Pioneira na fabricação de produtos à base de amendoim, a Sementes Esperança conta com três unidades (todas instaladas na cidade de Jaboticabal, a 330 km de São Paulo), e ganha cada vez mais destaque no mercado interno e externo. Sempre à frente de ações pioneiras, a empresa aposta agora na reintrodução do Óleo de Amendoim refinado no mercado brasileiro. Sucesso de vendas em exportação há sete anos, o produto começou a ser comercializado por aqui em embalagens PET de 900 ml, para o setor de varejo, e à granel, para o segmento Food Service.

http://www.sementesesperanca.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.