FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 9 de maio de 2011

150º Aniversário de Guaianases



Durante o mês de maio Guaianases terá muitas atividades lúdicas, shows, campeonatos de futebol, entre outras atrações. Tudo para homenagear o bairro que neste ano de 2011 completa 150 anos de muita história. Por falar em história, vejamos um pouco do que o bairro tem para contar.

O bairro de Guaianases foi desenvolvido ao redor da Igreja Santa Cruz do Lajeado, e sua estrutura original é mantida até os dias de hoje. O local cresceu lentamente com as instalações de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte.

Em 24 de dezembro de 1948, o bairro recebeu o nome oficial de Guaianases, uma homenagem a tribo indígena que o habitava, chamada Guaianas. Na década de 50, a população de Guaianases já ultrapassava 10.000 habitantes, e em razão da falta de desenvolvimento na indústria e o comércio, foi se configurando como um bairro-dormitório.

Mercado Municipal de Guaianases
O crescimento desordenado do bairro - alavancado sobretudo a partir de 1940, com a intensificação das migrações permitiu a ocupação de áreas de manancial e de regiões sujeitas a enchentes e de alto risco para o estabelecimento de moradias, um dos problemas enfrentados até hoje. Mas em contrapartida, o bairro tem desenvolvido sua cidadania e sua cultura, que até então estavam escondidas. De uns tempos para cá, os jovens têm se manifestado por meio de grupos culturais, que discutem suas culturas, suas tribos e seus costumes. Hoje, o bairro com aproximadamente 291, 193, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) caracteriza-se por pessoas que buscam a melhoria de suas vidas por meio do desenvolvimento de seu bairro.

Curiosidades

Para nos contar as histórias curiosas de Guaianases nada mais justo do que falar com quem acompanhou parte desta "transformação" e desenvolvimento do bairro. Algumas conquistas em política, saúde e transporte são contadas por Francisco Jairo Pereira, mais conhecido como Profº Jairo mora em Guaianases há 55 anos, e pelo o barbeiro Amadeu Simão Nunes, um dos mais antigos barbeiro da região.

Parque Lajeado de Guaianases
Em 1952 foi instalada em Guaianases a primeira loja de móveis, denominada móveis São João, e na mesma década chegava o primeiro banco Irmãos Guimarães. No ano seguinte em 1960 estava sendo construída a Igreja São Benedito, para que fosse descentralizada da Igreja Santa Cruz, a mais antiga no bairro fundado em 1879, quando o bairro ainda se chamava Lajeado Velho.

Uma das conquistas do bairro foi à chegada do trem elétrico, antes o meio de transporte eram a Maria Fumaça e os trens a diesel, a partir da década de 60 muitas novidades transitavam em Guaianases, e uma perspectiva de melhora para o bairro.

Assim, com a chegada do trem facilitou a locomoção dos munícipes, e a partir de então começaram a chegar as grandes lojas, posto de saúde, centros telefônicos e finalmente em 1989 o Mercado Municipal Leonor Quadros, que nos serve até hoje.


Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Guaianases foi inaugurado no dia 5 de maio de 1989 e recebeu o nome de Leonor Quadros. Antigamente, no local onde era o mercado, a Praça Presidente Getulio Vargas s/n°, acontecia uma feira livre. Com o tempo, a prefeitura na gestão de Jânio Quadros construiu este espaço para abastecer Guaianases, Lajeado e Cidade Tiradentes.
No ano que foi fundado não existiam concorrências, por este motivo o mercado era muito frequentado, sendo o assunto da população Guaianasense. Outro facilitador para a alta de vendas era o acesso: a estação de Guaianases ao lado do "mercadão", como é mais conhecido.
Até hoje, o espaço Leonor Quadros continua sendo um ponto de referência para o bairro de Guaianases, pois prima por excelência no atendimento e oferece alimentos de qualidade espalhados em 48 boxes, cada um com 25 metros quadrados. Há quitandas, açougues, avícolas, peixaria, empórios/ mercearias, lacticínios, utilidades domésticas, floricultura, lanchonete e rotisserie.
Recentemente, o Mercado Municipal também abriu espaço para os artistas plásticos, um grande diferencial que possibilita aos munícipes conhecer os talentos de Guaianases. Atualmente, há a exposição de Silvio da Silva Junior, que apresenta seu trabalho com muita simpatia e amor. O Mercado Municipal de Guaianases funciona terça a sábado: 08h30 às 19h30 e Domingo: 08h00 às 13h00.

Parque Lajeado - Isaura Pereira de Souza Franzolin


Neste ano que Guaianases completa 150 anos, o Parque Lajeado - Isaura Pereira de Souza Franzolin está completando um ano de existência. O parque foi inaugurado no dia 6 de março de 2010, sendo mais uma opção de lazer para os moradores do bairro.

Antes este terreno era uma chácara que estava abandonada há uns 06 anos, sua proprietária chamava-se Izaura Pereira de Souza Franzolin, sendo hoje o nome do parque, uma homenagem para a antiga proprietária.

As instalações do parque contam com playground, áreas de estar com bancos, mesas para jogos, bebedouros, um Centro de Educação Ambiental (onde serão realizados cursos e oficinas) e sete banheiros, sendo dois com acessibilidade universal, tudo para transformar o parque num agradável espaço de convivência.

Em uma área de 36 mil m², são diversas árvores frutíferas existentes, tais como: jabuticabeira, jaqueiras, bananeiras, amoreiras, abacateiros, cafeeiros, jatobás, mangueiras, caquizeiros entre outros.

Para os freqüentadores, são oferecidas aulas praticas orientais como o tai chi pai lin, todas as manhãs. O Parque Lajeado está localizado na Rua Antonio Thadeo s/nº, em Guaianases, e fica aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 06h00 às 18h00.



Programação do 150º Aniversário de Guaianases


01/05 - Plantação de mudas - O Seu Táxi
Horário: 11h00
Local: Rua Pedro de Seabra - Jd. São Paulo II


01/05 - Clube Escola na Praça
Horário: 9h00
Local: Praça de Eventos e Praça da Paz

08/05 - Circuito Corrida e Caminhada de Rua c/ entrega de rosas, exames de diabetes e pressão arterial
Horário: 07h00
Local: Av. José Pinheiro Borges, s/n

06,07 e 08/05 - Peça de Teatro no CEU Jambeiro: "Ensina -me viver" - Glória Menezes
Horário: 19h30
Local: CEU Jambeiro

14/05 - Final da Copa ACRE Família Fiel - Cultura Paz (sábado)
Horário: a partir das 14h00
Local: Campo do Guaianases FC (Rua Pedro Ferraz Lopez)

15/05 - Show de Aniversário de Guaianases
Horário: a partir das 12h00
Local: Praça de Eventos

15/05 - Revoada de Pipas com a Transcontinental = Transconexão
Horário: 10h00
Local: Praça Jd. Célia (Rua Padre Nildo do Amaral, s/n) CDC Marcilio Alves de Prado

20/05 - Feira da Cidadania da Escola Estadual
Horário: 09h00
Local: Profº Wilson Roberto Simonini

22/05 - Desfile Cívico
Horário:9h00
Local: Rua Salvador Gianetti, s/n

28/05 - Sábado Feliz - CEU Jambeiro
Horário: 10h00
Local: CEU Jambeiro

29/05 - Final da Copa ACRE Família Fiel - Cultura Paz (domingo)
Horário: a partir das 11h30
Local: Campo de Guaianases FC (Rua Pedro Ferraz Lopez)

2 comentários:

  1. PENA QUE A NOSSA SUB-PREFEITURA ESTA NA MÃO DOS FAMOSOS CORONEIS INCOPETENTES UM´ACABA DE SER EXONERADO PELO MOTIVO ACIMA COMO SE FALA NOS BASTIDORES AGORA FALTA O RESTO SEU CHEFE DE GABINETE QUE NA VERDADE DESSE 3 MESE É ELE QUE COMANDA ESSA SUB-PREF. POI O OUTRO ERA APENAS UMA FIGURINHA SE FUNÇÃO

    ResponderExcluir
  2. vc salvou minha vida....queria saber os dias e horários certos..valew

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.