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O mercado floricultor brasileiro dá sinais de recuperação e começa a mostrar otimismo |
Com as vendas em processo contínuo de recuperação, os produtores de Holambra comemoram, segundo o Ibraflor, o aumento de 10% nas vendas do mercado brasileiro, como um todo nos últimos meses. O percentual refere-se à comparação entre agosto de 2019 e 2020. No entanto, as flores de corte continuam sofrendo com a proibição dos eventos e festas. O cenário, embora ainda incerto, tende à estabilização no médio prazo. Responsável por diversos estímulos de marketing para incentivar o consumo desde o início da pandemia, a Cooperativa Veiling Holambra lança, agora, a campanha "Primavere-se" para incentivar os consumidores a enfeitar ainda mais a casa com flores e plantas na nova estação.
Mesmo diante das incertezas do mercado nesse tempo de pandemia, quando qualquer diagnóstico é impreciso diante da imprevisibilidade dos acontecimentos nos próximos meses, o mercado floricultor brasileiro começa a criar um certo otimismo de recuperação. O motivo é a mudança do comportamento dos consumidores nos últimos meses que, motivados pelas campanhas sobre os benefícios das flores e plantas ornamentais nos lares, começaram a desfrutar do prazer de conviver com a natureza durante o confinamento social. Também teve forte contribuição na retomada das vendas a maior dinâmica da comercialização implantada pelas cooperativas, associações de produtores, gardens e floriculturas.
“Essa maior importância para as flores e plantas dentro dos seus ambientes, das casas, dos jardins e das varandas estimularam as vendas dos produtos em vaso. No entanto, para as flores de corte a situação continua grave e dependerá muito de quando e em que condições voltarão os eventos, as festas e os casamentos”, lembra o diretor do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura, Renato Opitz, ao informar que o mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional.
Mesmo diante das incertezas do mercado nesse tempo de pandemia, quando qualquer diagnóstico é impreciso diante da imprevisibilidade dos acontecimentos nos próximos meses, o mercado floricultor brasileiro começa a criar um certo otimismo de recuperação. O motivo é a mudança do comportamento dos consumidores nos últimos meses que, motivados pelas campanhas sobre os benefícios das flores e plantas ornamentais nos lares, começaram a desfrutar do prazer de conviver com a natureza durante o confinamento social. Também teve forte contribuição na retomada das vendas a maior dinâmica da comercialização implantada pelas cooperativas, associações de produtores, gardens e floriculturas.
“Essa maior importância para as flores e plantas dentro dos seus ambientes, das casas, dos jardins e das varandas estimularam as vendas dos produtos em vaso. No entanto, para as flores de corte a situação continua grave e dependerá muito de quando e em que condições voltarão os eventos, as festas e os casamentos”, lembra o diretor do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura, Renato Opitz, ao informar que o mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional.
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O mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional |
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O mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional |
Os produtores, que tiveram que reduzir o plantio para tentar equilibrar a oferta e a baixa demanda no início da pandemia, começam a retomar a produção. Em 2020, o setor vinha bem até o começo de março e as expectativas eram de um crescimento da ordem de 10% a 12%. Com a pandemia, a avaliação deste primeiro semestre de 2020 registra uma queda de 30% nas vendas, com relação ao mesmo período do ano passado. “Não está nada bom, mas mediante o cenário que estava em março, até que é razoável. Neste momento estimamos que o crescimento este ano, deve ser em torno de 5% em relação a 2019”, estima Renato Opitz.
Vários produtores já apresentaram novidades em flores e plantas para esta Primavera, como as floríferas Dianthus dobradas, as delicadas kalanchoes bicolores, a exótica flor de corte Eryngium “Blue Lagon”, a chamativa Crassula Capitella "Campfire", as exuberantes Begônias Beleaf e Brevirimosa, as alegres margaridas (crisântemos) Bless, as atraentes Peperomias Dolabriformis, as pequeninas Zamios Zimba, os ornamentais Amaryllis com bulbos aparentes e as fashions Phale Glitterz e Echeveria Colors.
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Begônias Beleaf |
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Dianthus Dobrado |
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Eryngium Blue Lagon |
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Crassula Capitella "campfire" |
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egundo o Ibraflor, o crescimento, este ano, deve ser em torno de 5% em relação a 2019 |
Primavere-se
Para incentivar o consumo de flores e planta ornamentais, a Cooperativa Veiling Holambra tem realizado diversas campanhas junto aos consumidores. Agora é a vez da “Primavere-se”, onde a estação das flores se transforma em verbo, em ação, para que as casas sejam decoradas com a natureza, trazendo mais vida, mais alegria.
“Queremos levar para os lares o conceito da chegada uma nova época, deste momento de renovação e inovação. Escolhemos o street dance pela liberdade de movimentos e pela jovialidade que o ritmo traz”, explica Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Comunicação da Cooperativa Veiling Holambra.
A campanha será realizada com templates para reprodução em pontos de venda das grandes redes de supermercados e floriculturas, na internet, com vídeos e fotos. Também foram convidadas as artistas florais Karina Saab, Titina Leão, Naiane Carvalho e Tânia Santos para a gravação de vídeos com dicas para as floriculturas se reinventarem por meio de orientações de arranjos simples para a decoração visando pequenas comemorações ou mesmo para o dia-a-dia.
Cada artista definiu um tema e os vídeos, postados na Instagram e no Facebook da Cooperativa, embora sejam focados nas floriculturas, também são de interesse do público em geral, já que as orientações são bastante didáticas e permitem que as pessoas tirem dali ideias para confeccionar seus próprios arranjos.
“Mais do que decorar e alegrar os ambientes, as flores e plantas ornamentais melhoram a nossa qualidade de vida, e estão diretamente ligadas ao nosso bem-estar emocional. Por isso, elas são usadas nas celebrações, nas homenagens e simbolizam os nossos sentimentos quando presenteamos a quem amamos ou somes presenteados com elas. Elas contribuem para reduzir o estresse, para estimular a criatividade, e para fortalecer não apenas a nossa saúde emocional, mas também física, já que são umidificadoras naturais de ambientes, melhoram a qualidade do ar que respiramos. Por tudo isso é que incentivamos as pessoas a manterem as suas casas repletas de cores”, complementa Thamara.
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