FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CURIOSIDADES DA COPA DO MUNDO

1930 - URUGUAI

1º LUGAR: ARGENTINA - 2º LUGAR: ARGENTINA

Dois meses antes do início da primeira Co, nenhum país europeu tinha confirmado a participação por causa da viagem e navio até o Uruguai, longa e cara.
Apenas 13 países fizeram parte da primeira Copa do Mundo da FIFA

1934 - ITÁLIA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: TCHECOSLOVÁQUIA

Após o sucesso da Copa de 1930, muitos países se interessaram em participar da segunda edição.
A seleção do México chegou a viajar até a Itália, mas com a entrada repentina dos Estados Unidos, teve que disputar a vaga com os americanos, que frustaram a estreia dos mexicanos em uma Copa.

1938 - FRANÇA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: HUNGRIA

Foi o último grande evento esportivo antes da Segunda Guerra Mundial, que começaria em 1939. Essa edição da Copa teve apenas 15 seleções participantes.
Foi a estréia de um país da Ásia, as Índias Orientais Holandesas, hoje conhecido como Indonésia, que ficou em último lugar.

1950 - BRASIL

1º LUGAR: URUGUAI - 2º LUGAR: BRASIL

O Brasil foi escolhido para ser o país anfitrião da quarta edição da Copa do Mundo da FIFA. Para isso, construiu o maior estádio de futebol do mundo na época, o Maracanã.
Durante a guerra, por medo de que fosse roubada, a Taça Jules Rimet ficou escondida dentro de uma caixa de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.

1954 - SUIÇA

1º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL - 2º LUGAR: HUNGRIA

A Alemanha venceu a quinta Copa do Mundo da FIFA, mas extraoficialmente a seleção da Hungria foi considerada a melhor do mundo. Foi campeã olímpica em 1952, venceu 23 partidas e goleou a Inglaterra por 6 a 3 em 1953. Foi a Copa com a maior média de gols: 5,4 por partida.

1958 - SUÉCIA

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: SUÉCIA

A seleção brasileira enfrentou uma seleção sueca fortalecida por jogadores profissionais, novidade na época, e acabou conquistando o mundial pela primeira vez.
Até o Rei da Suécia desceu ao gramado para parabenizar os brasileiros pela conquista.

1962 - CHILE

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: TCHECOSLOVÁQUIA

Em 1960, o Chile enfrentou o maior terremoto de sua história. Por pouco o país não sediou a sétima edição da Copa do Mundo da FIFA, mas conseguiu resolver os problemas, dar a volta por cima, sendo um excelente anfitrião e palco do bicampeonato brasileiro.

1966 - INGLATERRA

1º LUGAR: INGLATERRA - 2º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL

Ano em que foi consagrado o país que inventou o futebol, a Inglaterra, que venceu pela primeira vez uma Copa. Durante o evento, a Taça Jules Rimet foi roubada enquanto estava em exposição. Dias depois, ela foi encontrada por Pickles, um simpático cachorro,  abandonada no Jardim de uma casa em Londres.

1970 - MÉXICO
  
1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: ITÁLIA

A primeira Copa do Mundo da FIFA transmitida em cores para milhões de televisores do mundo s ó deixou mais bonito o tricampeonato do Brasil. A partir dessa Copa, foram permitidas as substituições de jogadores. Antes, todos os atletas que entravam em campo tinham que ficar até o fim da partida, mesmo contundidos ou sem condições de jogar.

1974 - ALEMANHA OCIDENTAL

1º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL - 2º LUGAR: HOLANDA

Pela primeira vez na história das Copas, a Inglaterra ficou ausente por não conseguir se classificar. Os holandeses foram o destaque, e mesmo não sendo campeões, exibiram um futebol de alto nível técnico e gracioso, recebendo o apelido de "Laranja Mecânica" pela cor do uniforme.

1978 - ARGENTINA

1º LUGAR: ARGENTINA - 2º LUGAR: HOLANDA

Foi ainda durante a fase inicial do torneio que a Tunísia surpreendeu e derrotou o México por 3 a 1, tornando-se a primeira seleção africana a vencer uma partida de Copa, que teve o time da casa como campeão.

1982 - ESPANHA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL

Nesse ano, a Itália conquistou o título de tricampeã mundial sobre o time da Alemanha Ocidental. Foi uma Copa com muitas mudanças, como o fim do uso das bolas de couro e o aumento do número de países participantes, de 16 para 24. Também foi a primeira Copa em um arbitro brasileiro apitou uma decisão.

1986 - MÉXICO

1º LUGAR: ARGENTINA - 2º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL

O México foi o primeiro país a ser anfitrião de uma Copa pela segunda vez, escolhido porque a Colômbia desistiu de ser o país-sede.
A seleção da Dinamarca foi o destaque, com um futebol forte e muito ofensivo, que deu origem ao apelido "Dinamáquina". Mesmo assim, a Argentina conseguiu conquistar o bicampeonato.

1990 - ITÁLIA

1º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL - 2º LUGAR: ARGENTINA

Essa Copa teve a menor média de gols, apenas 2,2 por jogo. Mas a falta de gols foi substituída por outras fortes emoções. A Costa Rica derrotou a Escócia e a Suécia. E a Irlanda conseguiu ficar entre os oito melhores do mundo em sua primeira participação em uma Copa do Mundo da FIFA.

1994 - ESTADOS UNIDOS

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: ITÁLIA,

Foi uma Copa muito quente, chegando aos 46ºC durante o jogo entre Alemanha e Coreia do Sul. Teve a maior audiência da história, com mais de 3,5 milhões de espectadores. E pela primeira vez uma final foi disputada nos pênaltis, entre Brasil e Italia, com o resultado de 3 a 2, garantindo o tetracampeonato para o Brasil.

1998 - FRANÇA

1º LUGAR: FRANÇA - 2º LUGAR: BRASIL

A pátria do criador da Copa do Mundo da FIFA, Jules Rimet, sediou o evento e também foi campeã mundial pela primeira vez. A Espanha gerou comoção ao perder para a seleção da Nigéria e ao empatar com o Paraguai, na primeira fase. E a seleção estreante da Croácia também espantou o mundo ao conquistar a terceira colocação.

2002 - CORÉIA DO SUL / JAPÃO

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: ALEMANHA

Pela primeira vez, uma Copa foi realizada na Ásia e com dois países-sede: Coreia do Sul e Japão. A Coreia do Sul foi o primeiro país asiático a ficar entre os quatro melhores do mundo. E o Brasil venceu todas as sete partidas, sendo a quarta seleção a ter 100% de aproveitamento em uma Copa.

2006 - ALEMANHA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: FRANÇA

A Itália foi a campeã mundial com um time muito coeso. Dos 23 jogadores que foram até a Alemanha, 21 entraram em campo e 10 marcaram gols. Levou apenas 2 gols em todo o torneio, um deles por pênalti, e o outro, gol-contra. Em contrapartida, foi uma edição em que sete jogos terminaram sem gols.

2010 - ÁFRICA DO SUL 

1º LUGAR: ESPANHA - 2º LUGAR: HOLANDA

Fato inédito, a Copa do Mundo da FIFA aconteceu no continente africano e consagrou a Espanha como o oitavo país campeão mundial. E pela terceira vez na história das Copas a seleção da Holanda perdeu uma final.

2014 - BRASIL

O Brasil será o país sede de uma Copa do Mundo da FIFA pela segunda vez após 64 anos. Dois países finalistas mundiais da edição anterior, Espanha e Holanda, se enfrentarão na primeira fase, fato que nunca ocorreu nos mundiais anteriores. O único país novato nesta edição é a Bósnia-Herzegóvina.

Fonte: Informativo Mc Donalds



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.