FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para artesãos participarem da Empreenda Afro





A feira de artesanato acontecerá na Praça da República e terá a participação de artesãos e manualistas negros ou pardos participantes do Mãos e Mentes Paulistanas


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está com inscrições abertas para artesãos participantes do Programa Mãos e Mentes Paulistanas para a próxima Empreenda Afro. A feira de artesanato ocorrerá no dia 20 de novembro, na Praça da República, e tem como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra promovendo a geração de renda de empreendedores da capital. São 80 vagas para artesãos e manualistas já cadastrados no Programa que podem se inscrever até a próxima terça-feira, 29 de outubro.


“Cerca de 40% dos pequenos negócios no país são administrados por negros. Uma das ações do Conselho de Afroempreendedorismo é fortalecer esse ecossistema, focando no artesão e no manualista, estimulando a inclusão produtiva e o acesso a mercado”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Em agosto deste ano realizamos a primeira edição da Empreenda Afro. A Feira contou com a participação de cerca de 40 artesãos da capital que puderam comercializar os seus produtos e gerar renda durante três dias de evento”, completa.


Para participar da seleção o interessado precisa ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas, residir na cidade de São Paulo e ter se autodeclarado como negro ou pardo quando se inscreveu no Programa. É necessário também preencher o formulário e entregar presencialmente a documentação exigida em envelope lacrado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizada na Av. São João, 473 – 5º andar, sala 11, de segunda a sexta, das 9h às 17h ou enviar pelo e-mail cde@prefeitura.sp.gov.br.


Os envelopes com a documentação deverão estar identificados da seguinte maneira: “Credenciamento de expositores para a Feira de Artesanato do Mês da Consciência Negra”. No caso de envio dos documentos de forma eletrônica, somente serão aceitos e-mails com conteúdo de no máximo 5MB total (e-mail e documentos anexos), devendo constar no assunto “Credenciamento de expositores para a Feira de Artesanato do Mês da Consciência Negra”.

Após o período de inscrições, a comissão avaliadora fará a análise de toda a documentação recebida para sorteio e seleção dos credenciados. Após divulgação da lista provisória, os interessados com inscrição indeferida poderão recorrer do resultado publicado, apresentando recurso por escrito, em até três dias úteis.

Durante a realização do evento, os selecionados deverão instalar suas barracas ou tabuleiros no local demarcado, de acordo com o horário determinado para a realização da Feira. O empreendedor artesanal selecionado deverá participar de todos os dias do evento, comercializando somente os produtos para os quais foi credenciado.

Documentos necessários:

Formulário de inscrição, a Declaração de Cessão de Direito de Uso de Imagem e o Termo de Compromisso preenchidos;

Cópia de documento de identificação oficial com foto e do CPF/MF;

Cópia de um comprovante de residência no município de São Paulo em nome do interessado ou declaração de residência assinada por terceiro, acompanhada de comprovante em nome deste;

Caso o interessado seja microempreendedor, juntar à documentação cópia de Certificado da Condição de Microempreendedor – CCMEI


Clique e confira o edital completo


Mãos e Mentes Paulistanas

Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.