FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MÚSICO CHARLES GUEDES REÚNE FORÇAS PARA MAIS UM "DIA DIFERENTE"



Em 2008, após a edição do último “DIA DIFERENTE” promovido pelas Faculdades Integradas Rio Branco tive a satisfação de participar da ação intitulada “Unidos pela Esperança”, onde visitamos o Albergue Zancone - Instituto Rogacionista Santo Aníbal, sito a Av. Imperatriz Leopoldina, 1335 – São Paulo, SP.

Na ocasião nosso objetivo era o de desenvolver ações de acolhida e proteção para pessoas em situação de vulnerabilidade social, na busca de sua reinserção familiar e social, levando solidariedade por meio da campanha de arrecadação de roupas e alimentos que foram entregues neste dia, além da realização de atividades de entretenimento e cultura para aqueles que se encontram excluídos e a margem da sociedade.

Tivemos neste encontro uma palestra motivacional, ministrada pelo professor Adauto Procópio da Silva, que deu informações práticas a respeito de mercado de trabalho, empregabilidade dentre outras informações úteis, usando uma linguagem simples e descontraída, despertando grande interesse por parte de seus ouvintes.

Em seguida participamos de um farto café contendo massas variadas, pães, biscoitos, bolos e refrigerantes. Neste momento tivemos um show de música ao vivo com professor Charles Guedes e seu aluno Dorival Vargas, que num dado da apresentação abriu espaço para que os atendidos pela instituição fizessem uso dos instrumentos e apresentassem seus talentos para os demais presentes.

Encerramos a ação com a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado com muito entusiasmo por todos os presentes. Foi uma sensação indescritível.

No ano de 2009 resolvemos dar um passo adiante, além de levar uma palavra amiga, alimentos, materiais de higiene e limpeza, música, arte, cultura, realizamos uma grande ceia de Natal para aproximadamente 100 pessoas, ratificando a importância deste projeto para a região, uma vez que muitas pessoas em situação de rua, chegaram no meio da noite e participaram igualmente desta ceia.

O balanço foi super positivo”, avaliou o responsável pelo albergue, Marcelo Ruffato.

Um deles, José Geraldo adorou a festa. “Eles trataram a gente muito bem. Gostei muito da música e das pessoas”. Para o diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Custódio Pereira, a Ação Lapa é o início de vários projetos que terão continuidade. “É um momento histórico para a região. (AGIR para mudar. Jornal da Gente, São Paulo, 27 out. 2009. Encarte especial).

Em 2010 fundamos uma ONG, na qual tenho a honra de presidi-la, com o intuito de ampliar ainda mais nosso campo de atuação. A Ceia deste ano foi novamente um sucesso graças ao apoio e empenho de muitos amigos que se doaram.

Representantes do Instituto dos Rogacionistas, da Prefeitura de São Paulo e da imprensa; na qual destacamos nossos amigos Eduardo Efiora (Jornal da Gente) e Cláudia Souza (Revista Tribuna do Músico / Jornal Port@Leste) nos deram a alegria participar e dar sua contribuição.

Em 2011 quase não conseguimos. Muitos colaboradores estavam envolvidos com outras Campanhas, os amigos da imprensa sumiram, a Associação estava se desfazendo, o desanimo era quase que total.

Há poucos dias do Natal visitei o blog do Albergue Zancone e tive a certeza de que não poderia recuar. O sorriso no rosto de cada um e a esperança que transparecia me reanimou e como em 2008, sem Associação nenhuma, sem imprensa, apenas contando com a solidariedade das pessoas realizamos uma linda festa.

Atualmente o Albergue Zancone acolhe diariamente, 24 horas por dia, diversas pessoas em situação de rua, provenientes de várias regiões da cidade de São Paulo. Em média 100 homens são residentes na instituição, permanecendo por um período de até seis meses na unidade. Além destes, 50 homens utilizam os serviços de banho, lavagem de roupa e almoço e 20 homens, usam a unidade para banho e pernoite de modo temporário.

OBJETIVO
 Desenvolver uma prévia campanha de arrecadação de materiais de higiene e limpeza que serão entregues no dia da visita.

 Oferecer uma palestra motivacional sob auspícios do pedagogo Charles Guedes.

 Alegrar os presentes com a apresentação de Clown’s (palhaços urbanos). Com certeza daremos muitas gargalhadas.

 Realizar uma ceia de Natal para aproximadamente 150 pessoas no dia 19 de dezembro de 2013 a partir das 19hs.

 Promover a cultura e a música popular brasileira por meio da banda “Entre Amigos” a qual executará os mais variados estilos musicais promovendo um intenso e animado baile.

Esperamos proporcionar uma noite agradável onde todas essas pessoas tenham a dignidade e a oportunidade de participar de uma ceia de natal, tão comum para tantos de nós, mas extremamente significativa para tais pessoas que se encontram em situação de rua e vulnerabilidade social.

GRUPO DE TRABALHO
A execução deste projeto conta previamente com a participação dos associados e moradores do Conjunto Habitacional Turístico, Igrejas Católicas e Pentecostais, além de professores e amigos.
Estamos aguardando a confirmação de outros órgãos de mídia, tais como: rádios, jornais e revistas que colaborarão na divulgação e cobertura do evento.

PÚBLICO ALVO
O projeto tem como público-alvo as pessoas atendidas pelo Albergue Zancone - Instituto Rogacionista Santo Aníbal.

RECURSOS
 Serão inscritos até 20 voluntários por meio de sua confirmação no endereço:
ama.crt@gmail.com *** ou ainda: charllesguedes@hotmail.com

 Um data-show para apresentação de vídeo e slides no momento da palestra.

A Ceia de Natal será oferecida para aproximadamente 150 pessoas onde serão necessários:
 Panetone (20 unidades de 500g);
 Fanta Laranja (12 unidades)
 Fanta Uva (6 unidades)
 Coca-cola (12 unidades);
 Suco de uva (10 litros);
 Uva (3 kilos);
 Nectarina (3 kilos);
 Pêssego (3 kilos);
 Morango (3 kilos);
 Maçã (5 kilos);
 Melancia (6 unidades)
 Abacaxi (7 unidades)
 Peru (5 unidades);
 Chester (5 unidades);
 Tender (3 unidades);
 Pernil (3 unidades)
 200 picolés (diversos sabores)

Além do trabalho voluntário, contaremos com o apoio dos funcionários do albergue na organização e realização deste projeto. Sobretudo na preparação dos alimentos.

INFORMAÇÕES E DOAÇÕES: 3903-3239 * 3943-6829 * 96804-6242 *97478-1941