FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Queda de grau de investimentos é uma grande derrota para o País

Com a perda do grau de investimentos, por motivos estatutários, alguns fundos de pensão, principalmente internacionais, serão obrigados a sacar seus recursos do país e realocar em outras aplicações fora do Brasil

A perda do grau de investimentos anunciada pela S&P, uma das mais importantes agências de rating do mundo, nesta quarta-feira, não pode ser considerada exatamente uma surpresa. Era inevitável. Apesar dos esforços das autoridades econômicas nos últimos dias para que o país mantivesse a nota de risco dentro do chamado grau de investimento, o País se vê obrigado a encarar mais essa derrota.

Os desentendimentos acerca do orçamento de 2016, somados ao evidente desconforto do ministro Levy após o envio de uma proposta de déficit de R$ 30 bilhões para o próximo ano, somente acelerou o processo de desconfiança.

Não só os investidores perceberam ao longo deste ano que o país está sendo incapaz de fazer um ajuste fiscal relevante, mas também tem ficado evidente que não há consenso dentro do governo sobre o tema. Também não há respaldo político para aprovação de medidas de ajuste fiscal, o que na prática inviabiliza qualquer ajuste neste momento.

Para a FecomercioSP, é lamentável que tenhamos mais essa perda em um cenário de crise econômica sem previsões de melhora. Esse anúncio só atesta mais uma vez o quanto o mercado internacional começa a duvidar da capacidade do país em retomar o rumo do crescimento e o equilíbrio fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.